X
X

Buscar

Eu sei o que vocês fizeram no verão passado: moradores de Brusque contam experiências durante as férias

Que época deliciosa para viajar e viver novas experiências. Seja perto de casa ou por lugares distantes, sozinho ou acompanhado da família e de amigos, é sempre revigorante curtir as férias com o pé na estrada. A energia desta estação contribui muito para tornar os passeios ainda mais alegres e inesquecíveis, e é esse sentimento bom que queremos compartilhar nas páginas a seguir. Que o depoimento e as dicas deixadas por alguns viajantes da nossa terrinha possam te inspirar e te ajudar a escolher o roteiro das próximas férias de verão.

Quando a gente pensa em Mendoza já vem à cabeça os milhares de vinhedos que há por lá, e é comum associar vinho ao frio, inverno. A capital do Malbec pode ser visitada o ano todo, e se você quer ver as parreiras verdinhas e carregadas de uvas, o verão é a época certa. Há alguns passeios que pelo calor não recomendo muito, como o Canyon Atuel. O passeio na represa foi legal, mas o calor entre os canyons estava terrível. E acabamos não indo na Alta Montaña pelo mesmo motivo, que algumas pessoas não recomendaram, que é mais bonito ir no inverno com neve.

O auge da viagem é claro: a visitação das vinícolas, e por favor, coloque no roteiro para fazer os almoços harmonizados. Todos que fizemos estavam maravilhosos. Eu amo as empanadas argentinas, e qualquer hora é hora para se deliciar com uma. E o outro prato forte da culinária é a famosa parrilla. Para quem gosta de um agito o lugar certo para o happy hour é na Aristides Villanueva, cheia de bares e boa música.

Magali Zen – Travel Lover
Foto: Magali Zen Comandolli e Vitor Comandolli | Crédito: Arquivo Pessoal

Uma das principais e mais concorridas atrações é a Cachoeira Santa Bárbara, por sua água cristalina em tons de azul e verde. Fica em Cavalcante, cerca de duas horas de Alto Paraíso, cidade principal, com parte do trajeto em estrada de chão. Chegando lá é obrigatório contratar um guia da comunidade local, seguir o trajeto em veículo tipo pau de arara e percorrer a pé uma trilha de 1,5 km. Recomenda-se comprar ingressos antecipadamente, já que o número de visitantes é limitado.

Em Alto Paraíso gostamos muito do restaurante Vinil Bistrô, que serve as típicas “panelinhas”, que são um tipo de risoto. É um local místico, de povo acolhedor, e de uma natureza exuberante. Muitas pessoas são atraídas pelo misticismo e energia positiva do local. Não foi meu caso, mas confesso que senti isso tudo quando cheguei lá. Segundo os mais místicos, trata-se de um grande local de cura. Ah, não pode faltar: filtro solar, roupas leves, tênis ou calçado para trilhas, repelente e garrafinha térmica para água.

Eliani Bertolini Dadam
Foto: Christian Dadam e Eliani Bertolini Dadam | Crédito: Arquivo Pessoal

Optamos por uma viagem próxima e com passeios de aventuras com nosso troller. Ficamos no Hotel Curucaca, em Bom Retiro. O passeio mais surpreendente, sem dúvidas, foi no Cânion Espraiado. O acesso é só com carro 4×4, a estrada bem esburacada e cheias de pedras, mas ao final a vista compensa! Há trilhas para descer até as piscinas naturais formadas pelas cachoeiras, mas como estávamos com crianças pequenas optamos por não descer. Super recomendamos ir no verão! Apesar do calor, no início do dia e a noite sempre era muito fresco, e por estarmos na serra as temperaturas foram de no máximo 30ºC.

Nossos filhos são aventureiros e aproveitaram muito! Amaram ver cachoeiras, cânions enormes, pedras gigantes, passar dentro das nuvens, fazer trilha, piquenique. Voltaram pra casa cheios de histórias pra contar e com lindas memórias de momentos em família. O hotel não tinha estrutura para crianças, mas isso foi intencional, pois queríamos que eles estivessem a maior parte do tempo em contato com a família e com a natureza, não levamos nenhum brinquedo. Tudo foi 100% nós e eles! Foi uma viagem inesquecível!

Primo Tacca Neto
Foto Renata, Benício, Primo Tacca Neto e Luca. | Crédito: Arquivo Pessoal
Foto Aventuras da Família Tacca | Crédito: Arquivo Pessoal
Foto Aventuras da Família Tacca | Crédito: Arquivo Pessoal

Matéria continua após o anúncio


Phi Phi Island é uma ilha que não tem carros, com bons hotéis e bons restaurantes. De lá saem passeios de barco para Bamboo Island, que é a ilha mais paradisíaca que já vimos e com uma vida marinha incrível! Quase 95% dos tailandeses seguem o budismo como religião, e os templos estão espalhados por todo o país. Estima-se que há mais de 30 mil templos na Tailândia.
A culinária tailandesa é um espetáculo. Os sabores são deliciosos! Nossos pratos favoritos foram Panang e o famoso Pad Thai de camarão. Em Bangkok, o Blue Elephant com certeza foi o melhor. Tem estrela Michelin e oferece uma experiência sensorial fantástica.

O melhor período para visitar a Tailândia vai de novembro a março, quando a temperatura fica em torno de 30 graus. Já de abril a outubro pode chegar a 45ºC e chove muito no país. As crianças amaram a viagem. É um destino com uma cultura bem particular, modo de vida diferente, com praias paradisíacas e um povo muito acolhedor!

Juliana Pereira Braga de Oliveira Benvenutti
Foto Martina,, Juliana, Isabela e Felipe Benvenutti | Crédito: Arquivo Pessoal
Foto Martina, Juliana e Isabela pelos Templos | Crédito: Arquivo Pessoal

Em nossa passagem por Lima no Peru, conseguimos aproveitar o tempo para visitar alguns pontos turísticos da cidade. A culinária rica de lá nos surpreendeu, indicamos com certeza o Restaurante Tanta, do chef Gastón Acurio, um dos jurados do programa Masterchef do Peru. O ceviche como entrada, sem dúvidas, foi uma das melhores comidas que experimentamos durante toda a viagem (incluindo Miami e Punta Cana). E o prato principal foi o lomo salteado, muito bem servido e de igual sabor elevado!

Para acompanhar, o André indica a cerveja nacional “Pilsen Callao”. E eu indico “Las infusiones”. Experimentei a “Coca de altar”, um chá de feito de “hojas de coca, cedrón y altea”. Achei excelente, amo chás. Além disso, serviu como digestivo.

Monica Vale
Foto Monica Vale e André Mueller | Crédito: Arquivo Pessoal
Restaurante Tanta | Crédito: Arquivo Pessoal


Fiquei 40 dias em Dubai, então conheci bastante coisa, mas a minha dica é a Dubai Marina: praticamente uma nova cidade construída ao redor de um canal artificial. É a maior marina artificial do mundo. Ao redor dela há mais de 200 prédios residenciais, inúmeros restaurantes, shoppings, e há também o famoso prédio torcido. Amei, não tem quem não goste desse recanto.

Na vida noturna há baladas incríveis! A idade mínima permitida é 21 anos e todas fecham às 3h da manhã, portanto, chegue cedo para aproveitar bem a noite. A bebida alcoólica é extremamente cara, cerca de R$ 45 por um copo de cerveja na balada ou restaurante.

Dubai Mall, o maior shopping do mundo! Sim, Dubai gosta do título de maior, melhor e mais luxuoso, tudo por lá é assim. Além das tradicionais e deslumbrantes lojas, você pode ainda escolher entre os mais de 150 restaurantes, patinar no gelo e visitar um dos maiores aquários do mundo. No final da tarde, às 18h, há também um lindo show das águas dançantes numa lagoa artificial que fica entre o shopping e o Burj Khalifa. É simplesmente maravilhoso.

Jaci João Júnior (Nuno Atos)
Jaci João Júnior (Nuno Atos) | Crédito: Arquivo Pessoal
Jaci João Júnior (Nuno Atos) | Crédito: Arquivo Pessoal

Matéria continua após o anúncio


Super recomendo passar as férias de verão em Foz, especialmente em se hospedar no Mabu Resort. Escolhemos essa opção pois queríamos um lugar bacana para descansar, e o hotel atendeu as nossas expectativas. Está localizado a apenas 12km das Cataratas do Iguaçu, pra quem quiser aproveitar pra conhecer.

Além disso está localizado sobre a maior fonte de águas termais do planeta, o Aquífero Guarani.  Anexado ao hotel está o Blue Park, um parque aquático fantástico com uma estrutura gigante, tem a terceira maior praia termal com ondas do mundo e areia natural, e pra completar bons drinks.

Luana Lang
Foto Gustavo Zirke e Luana Lang | Crédito: Arquivo Pessoal

Com certeza um ótimo destino para ir no verão, e não só pelas lindíssimas praias de Punta del Este, La Barra e José Ignácio mas também por outros pontos turísticos, como as vinícolas Bouza em Montevideo e a Garzón em Punta, sensacionais. Colônia del Sacramento: coloque-a no roteiro. Dá para fazer bate e volta, mas vale ficar uma noite também, pois o pôr do sol é imperdível. Tem vários locais na beira do Rio de la Plata para assistir. Sugestão: Levar um vinho e apreciar.

O restaurante top da viagem foi o Garzon, de Francis Mallmann. Indescritível essa experiência.  O gnocchi de papa al rescoldo, mantega al limon, salvia y parmesano foi a sensação da noite. Porém, prepare o bolso e reserve antes. Esse restaurante é para amantes da alta gastronomia. Clássicos uruguaios que tem que provar são os panchos – cachorro quente – e os chivitos – hambúrguer – sem falar nas parrillas, todos típicos uruguaios.

Um lugar que recomendo ficar hospedado: Hotel Conrad. Além do cassino, tem três restaurantes, shows e baladas, aberto ao público. Vale reservar uma noite e alguns dólares para se divertir.

Sheila Aline Guesser
Foto Marco Antônio Gonçalves, Sheila Aline Guesser, André Bozio e Betania Loos | Crédito: Arquivo Pessoal

A primeira vez que passei o Carnaval em Salvador foi em 2007 e desde então, volto todos os anos. Já são 14 anos curtindo as pessoas e a energia desse lugar contagiante. O Pelourinho é parada obrigatória, assim como assistir o pôr do sol no farol da barra. Aproveitar a praia do lado direito do farol da barra, com água cristalina e um acarajé delicioso, também é uma boa pedida. E falando em comida, também não dá pra deixar de saborear a carne de sol com macaxeira e a moqueca de siri catado.

Pra quem gosta de história, sugiro passear pelas vielas de paralelepípedos e pelas grandes praças da cidade, e apreciar os prédios coloridos e as igrejas barrocas. Mas o que não pode faltar mesmo é sair atrás dos trios elétricos. Os que eu mais gosto são Coruja, Pipoca de Saulo e Camaleão. E tem também as opções de camarotes. Indico o Salvador e o Club.

Daniel Cavalca
Daniel Cavalca | Crédito: Arquivo Pessoal

Um roteiro indescritível e inesquecível para fazer nas férias. A Travessia dos Andes. Fizemos esta viagem de ônibus. Foi emocionante, como a natureza é linda!! As montanhas e as curvas da estrada são o auge desse passeio.  Gostamos desta viagem porque além de apreciar as paisagens, passamos por várias cidades e visitamos os pontos turísticos locais. Visitamos vinícolas e fomos num belo show que destacava a cultura local. Cada cidade que conhecemos tinha um guia que mostrava os pontos turísticos, a história e cultura local. Aproveitamos a proximidade com o mar e conhecemos o gelado Oceano Pacífico. Enfim, foram 13 dias maravilhosos, onde conhecemos pessoas queridas e um guia que nos acompanhou em toda viagem, muito presente em tudo o que acontecia. O Ilton e eu esperamos poder viajar mais vezes para lugares assim, que deixam lembranças incríveis!

Bernadete Decker Wegner
Foto Bernadete Decker Wegner e Ilton Montibeller | Crédito: Arquivo Pessoal
Foto Bernadete Decker Wegner e Ilton Montibeller | Crédito: Arquivo Pessoal