Seis coisas para fazer em La Fortuna, na Costa Rica
Depois de conhecer o litoral do Oceano Pacífico da Costa Rica, mudamos totalmente a paisagem de praia para um incrível cenário de muita floresta e o imponente Vulcão Arenal. O nome da cidade La Fortuna, que significa “a sortuda” e ganhou esse nome depois da grande erupção de 1968 ter conseguido permanecer inteira. Além disso o nome remete por suas terras serem muito férteis, ótimas para plantação e com uma riquíssima fauna e flora, isso se dá, pois, o vulcão ainda é considerado ativo, sua última erupção foi em 2010.
Um pouco sobre o jovem vulcão, menos de 7.500 anos. Tem mais de 1.600 metros de altura e sua cratera tem 140 metros de diâmetro. Considerado o mais ativo da Costa Rica e um dos 10 mais ativos do mundo, com erupções constantes, emitindo lava, gases e fumaça. Mas calma, isso foi até meados de 2010, desde então não se vê mais a “fumacinha”. Então podemos ficar mais tranquilos com os passeios e povoados ao redor.
O tempo na região é bastante inconstante então já vai preparado para possivelmente nem ver o vulcão, eu só consegui ver ele sem nenhuma nuvem no 2o dia e foi por poucos minutos.
Um dos passeios mais legais para fazer é a trilha que dura cerca de duas horas com muita natureza pelo caminho e é possível encontrar antigos fluxos de lava e outras áreas de atividade vulcânica. Não consegui fazer devido ao mau tempo, na noite anterior choveu demais e foi cancelado o passeio na parte da manhã. Não é possível escalar o vulcão pois seus gases que ainda são expelidos são tóxicos.
Depois do vulcão a grande atração com certeza são as águas termais da região, e o Arenal é o responsável pelos rios e piscinas com águas quentes naturalmente. Há algumas opções para você escolher para relaxar:
– Termas Públicas, são gratuitas, porém não espere nada de muito bonito ou grande serviço, eu não fui, li em alguns sites que o caminho para chegar fica logo após um viaduto perto do Hotel Tabacón, e claro que terá bastante pessoas.
– Day pass, uma ótima opção para economizar na hospedagem, poder passar o dia em um lugar com estrutura de hotel ou resort, há diversas opções na região, para gostos e bolsos.
– Se hospedar em um resort que tem piscinas naturais quentinhas para você relaxar quando quiser.
Benefícios da água termal: por sua alta temperatura e com minerais como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio se faz uma combinação terapêutica ajudando a relaxar o corpo aliviando dores musculares e podendo ajudar em tratamentos de alergias e outras doenças de pele. Atua também na diminuição da pressão arterial, estimula a renovação da pele e muitos outros benefícios!
Há muitas opções de aventuras pela região como, trilhas, rafting, tirolesas, arvorismo, caiaque, quadriciclos, cavalgadas entre muitas possibilidades de explorar. Como os passeios costumam levar meio período ou um dia inteiro o melhor é se antecipar e planejar, eu gosto de fazer um dia de passeio e no outro relaxar por exemplo para não ficar muito corrido, mas aí vai do estilo de viagem de cada um. Há muitas agências no centro da cidade oferecendo diversos tipos de pacotes, bem como nos hotéis e claro pela internet.
No hotel que me hospedei tinha um complexo chamado Club Rio, um parque natural com algumas atividades de aventuras ou mesmo de contemplação. Optei pelo passeio de descer o rio em uma boia, que foi superdivertido, e depois aprender mais sobre a preservação da fauna em um santuário de animais resgatados.
O café produzido na Costa Rica é considerado um dos melhores do mundo. Responsável por + de 40% das exportações do país, a sua produção tem impacto direto na economia. Mais de 80% da área do café está localizada entre 800 e 1.600 metros de altitude e em temperaturas entre 17° e 28° C. Desde 1989, a plantação do café robusta para qualidade de copa inferior é proibida por lei, ou seja, só é permitido o arábica. São 8 regiões produtoras: Guanacaste, Valle Ocidental, Valle Central, Tres Ríos, Tarrazú, Orosi, Turrialba e Brunca, entre elas perguntei para o guia e ele disse que a melhor é Tarrazú. Fica a dica na hora de escolher os que levar na mala.
Fiz um tour na empresa North Field Cafe foi supercompleto e com muitas xícaras de café. Aprende-se desde a plantação até a melhor parte do tour, a degustação.
O tour do cacau foi feito junto no do café, e foi iniciado por ele, foi também fantástico, podemos provar desde suas sementes na fruta in natura até o cacau torrado na hora e depois feito em calda 100% puro e, sendo adicionado açúcar. Isso tudo claro com muitas explicações sobre a história e a produção dessa fruta tão apreciada mundialmente. O tour durou cerca de 2 horas e 30 minutos, e iniciou às 11:00, acabamos nem almoçando pois foram bastante as degustações de cacau e café.
De acordo com os dados do Ministério da Agricultura da Costa Rica é estimada a produção de 500 mil toneladas, cultivadas em mais de 4.500 hectares localizados principalmente nas regiões do norte e do Atlântico, onde cerca de 2.200 famílias trabalham em fazendas. Juan Pablo Buchert, presidente da Câmara de cacau premium da Costa Rica, observou que o cultivo de cacau na Costa Rica é 100% dedicado à produção de cacau fino, graças às novas variedades elite, agricultores locais têm vindo cultivar desde 2003. (Fonte: https://campovivo.com.br/)
São vários os pratos típicos, mas esse foi o que eu mais gostei, tanto que acabei incluindo no meu café da manhã, e para a nossa cultura pode soar bastante estranho. É um arroz com feijão e mais uns temperos como pimentão vermelho, coentro, cebola, era servido frio e não tinha o nosso molho típico, muito saboroso, e para completar ainda acrescentava ao prato banana fritas que lá também são muito consumidas. Delicia!
Há muitas opções de hospedagem em La Fortuna, a dica é se você quiser curtir mais os passeios durante o dia ficar em um hotel mais simples pois não irá aproveitar tanto a sua estrutura. No meu caso já foi diferente, como dessa vez a proposta da viagem era para relaxar optei por um hotel com esse propósito e superou as expectativas, The Springs Resort & Spa at Arenal. Começando que todos os quartos têm vista para o vulcão, cenário incrível.
Há cinco restaurantes e quatro bares, área de lazer com sala de jogos, spa e academia completa.
Mas ainda o auge são suas inúmeras piscinas de águas quentes naturais espalhas por todo o complexo.
E como já mencionei eles têm o Club Rio com opções de atividades de aventuras ou contemplação.