Sites de aluguel: hospedagem em acomodações diversas pelo mundo
Primeiro, o que é um site de aluguel? O mais conhecido hoje e que foi uma grande sacada no mundo das viagens é o Airbnb. Lembro que a primeira vez que ouvi falar dele foi há uns sete anos. Ainda era novo, não havia estourado, e já me apaixonei quando fiquei navegando pelo site e vendo diversas casas lindas pelo mundo para alugar e com ótimos preços. Trata-se de uma plataforma de aluguel de acomodações, presente em 190 países, que conta com mais de dois milhões de opções de acomodações. Outros sites – todos têm aplicativos – que já utilizei e também posso recomendar são: homeaway.com e friendlyrentals.com
O primeiro ponto positivo que me vem em mente é que você irá vivenciar uma experiência muito mais real, do dia a dia da cidade que está visitando. Por quê? Pois geralmente o que está incluso no aluguel é um kit básico de banheiro com toalhas, sabonete, papel higiênico, bem como roupa de cama. O que você vai precisar fazer é ir no mercado para comprar seu café da manhã, às vezes preparar seu jantar – quando chegar cansado e não quer ir a algum restaurante – e assim você já explora um lado que muitos turistas não fazem, esse contato com o trivial do dia a dia.
Geralmente o preço cobrado pela estadia é menor do que do hotel, e dependendo do local você pode ter uma infinidade de opções de escolha de hospedagem. É possível se hospedar em lugares que você nunca imaginou, como em um castelo por exemplo, há também opções de dormir em um dos barcos nos diversos canais de Amsterdam. Já pensou em dormir numa casa da árvore no meio de uma floresta dos EUA? E em um iglu? Há casas maravilhosas em praias paradisíacas, moinhos de ventos, trailers, containers e tantas outras opções que você se perde procurando pelo site.
Se você for do tipo mais moderno, tranquilão, mochileiro – infelizmente eu não me encaixo muito nesse perfil – você pode alugar um quarto da casa de alguém, e não a casa ou apartamento inteiro, sendo que assim o preço da estadia fica ainda muito mais barato, e dependendo do anfitrião você ainda terá café da manhã incluso, uma boa conversa e quem sabe uma companhia para passeios e jantares, baladas e o que mais uma viagem pode te proporcionar.
Nem sempre recomendo alugar uma acomodação. Dependendo do destino e a quantidade de dias, o hotel tem suas vantagens, como serviço de limpeza, café da manhã incluso e várias outras comodidades, então se nas suas férias você não abre mão de todos esses confortos – e muitos outros que um hotel pode oferecer – não valerá a pena para você. Não vejo vantagem de usar o serviço por menos de três dias, sempre opto por essa opção acima disso.
Os sites são muito simples de usar, você escolhe a cidade que deseja ir e as datas, e depois para facilitar há vários tipos de filtros que ajudam ainda mais a sua busca, como a quantidade de quartos, localização, petfriendly, piscina, dentre outros. Eu gosto muito de procurar pelo mapa, aproximo e deixo na região que gostaria de procurar as acomodações, funciona como um filtro também.
Assim que você encontrar o que está no seu orçamento e dentro do que você precisa, pode ser feita a reserva instantânea em alguns casos, ou você pode mandar uma mensagem para o anfitrião – assim são chamados os proprietários – que vai analisar seu pedido de aluguel e retornar.
Dica: sempre encaminhe uma mensagem para o anfitrião, se apresentando, informando quem mais estará com você na viagem, e o motivo, fica simpático. Nessa minha última vez pedi um desconto além do que já havia ganho por ser mais de uma semana de aluguel, e consegui mais 10% off. Perguntar não custa nada né, e você ainda pode ouvir um sim, já que o não você já tem.
Todas as experiências que tive foram ótimas. A rotina fica muito mais natural, você realmente se sente mais próxima de estar vivendo a experiência e não estar somete de férias. Recomendo muito que você experimente essa forma de hospedagem na sua próxima viagem.
Mesmo que você não esteja planejando ir viajar, recomendo dar uma olhadinha nos sites, tem cada casa linda, vale a pena dar uma espiadinha.
Lugares em que utilizei a plataforma
Casa em San Diego – EUA
Casa em Orlando – EUA
Casa em Bariloche – Argentina
Apartamento em Barcelona – Espanha
Apartamento em Montreal – Canadá
Frase: “O mundo é um livro e aqueles que não viajam leem apenas a primeira página”
Saint Augustine