Vanlife: conheça a nova tendência em viagens
Continuamos no mundo das tendências das viagens, e a bola da vez é a #VanLife. E por que eu escrevi com #hashtag? Pois essa expressão já passa de sete milhões de publicações no Instagram e vem ganhando cada dia mais força. Mais uma vez, a pandemia vem nos mostrando novas possibilidades de viajar. Coisas que antes não nos interessavam tanto, se ajustaram muito bem nessa nova forma de explorar o mundo, onde você passeia “sem sair de casa”.
Podemos dividir a Vanlife em dois conceitos. O primeiro, que seria realmente ao pé da letra: Van Life = Vida na Van, ou Viver na Van. E o segundo, adotar como um estilo de viagem, e ao invés de sair de carro, avião e ficar em hotéis, aluguel de temporada, você aluga uma van, motorhome e vai a passeio.
A plataforma de aluguéis Indie Campers apontou um aumento de 100% em reserva de motorhomes no último verão na Europa. Já no Brasil, a liberdade e distanciamento social alavancaram a procura pela palavra motorhome, como mostrou o Google Trends, e atingiu o pico de popularidade em agosto de 2020.
“Muitas famílias cancelaram suas viagens nacionais ou internacionais e procuraram uma alternativa para sair da rotina respeitando o distanciamento social, evitando hotéis e restaurantes. Para a maioria de nossos clientes, foi a primeira viagem de motorhome”, afirma Aline Frediani, da locadora Vandão Motorhomes de São Paulo, empresa que registrou um aumento de 70% na procura pelos veículos a partir de março de 2020.
Semana passada saiu uma matéria muito legal aqui no O Município sobre um casal aqui de Brusque, o Leo e Fabi, que montaram uma van do zero e agora estão prontos para começar a aventura de viver numa van. Se quiser saber mais, o perfil deles no Instagram é @leoefabivalle.
Eu aqui vou focar mais nas dicas de passeios pontuais, vamos lá.
Além dos meios já conhecidos de aluguel, ou seja, com reserva feita com empresas especializadas, hora e lugar para retirar/devolver, contrato, pagamento de seguro, vistoria e outros, estão surgindo devido à alta demanda formas mais simples e muitas vezes mais baratas de alugar.
A plataforma que está sendo comparada ao Airbnb das vans é Outdoorsy, e funciona quase a da mesma forma, permitindo que os proprietários (empresas ou particulares) aluguem seus veículos a outros viajantes. Infelizmente ainda não está disponível no Brasil, mas acredito que logo logo deve começar a funcionar por aqui também, os países em a que plataforma já está disponível: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Reino Unido, Espanha, França e Itália.
Vou listar alguns pontos positivos e negativos que podem ter uma viagem nesse estilo para você poder analisar melhor se pode ser uma nova experiência!
Positivos:
Liberdade: Não precisa se preocupar com horários de voos, check out, se quiser passar mais tempo em um lugar pode ficar, trocar o roteiro no meio do passeio. Com certeza esse é ponto número um, fazer o que você quiser! Flexibilidade.
Economia: não é sempre, porém, costuma sair mais barato que das formas tradicionais. Tem que colocar no papel e analisar. Geralmente costuma sair cerca de 25% mais em conta quando feito a viagem de motorhome.
Praticidade: Tudo que você precisa está ali, cozinha, banheiro, quarto ou sala, viajando com você – quando for motorhome, pois há vans que são somente quarto/sala e cozinha – além de não precisar fazer e desfazer mala em cada troca de destino.
Negativos:
Planejamento: Sim, eu sei que falei sobre o ponto positivo liberdade, porém isso não quer dizer que você não precise planejar, principalmente se for em época de férias, feriados e você quiser pernoitar ou ficar mais tempo em um camping por exemplo. Também planejar questão de alimentação, fazer as compras antes e pensar no cardápio, são alguns dos pontos a serem pensados antes de iniciar a viagem.
Trabalho: Se você gosta de passar suas férias sem pensar em nada, somente relaxar, dormir até tarde, nem pode pensar em limpar a cozinha, lavar pratos, então definitivamente não é para você, pois você terá que estar sempre dando aquela conferida no banheiro, depois das refeições arrumar tudo. Além de claro “montar e desmontar acampamento” quando chegar na nova parada.
Tempo: pressa não combina com esse estilo de viagem, a ideia é ficar mais tranquilo e relaxado, não correr de um ponto turístico ou de uma cidade a outra, até porque o veículo é mais pesado e por consequência mais lento. Se optar por uma viagem de motorhome, escolha algo que envolva mais natureza e contemplação.
Hospedagem trailer fixo
Não se encaixou muito bem no que eu acabei de descrever? Calma que tenho uma outra dica, e essa desde que você não exija muito luxo na hora de escolher a hospedagem, vai ser supertranquilo. Que tal ao invés de sair por aí, você somente se hospedar em um trailer fixo? Não é a experiência completa, porém já será algo novo. A nossa queridinha – minha pelo menos – plataforma Airbnb tem diversas opções para hospedagem, é só ir em Acomodações, Mais filtros, Acomodações únicas, e clicar em Trailer, pronto, vão aparecer opções super bacanas para você sair da rotina e sem alguns dos pontos negativos. Pense como um test-drive, se der tudo certo na próxima você aluga um para rodar por aí.
Olha esse trailer que achei pra locação em Floripa, link.
E claro que esse mercado está com Aplicativos para ajudar a deixar o passeio mais leve, todos funcionam off-line:
Google Maps, indispensável, está atualizado e mostra as melhores rotas.
iOverlander e Vida sobre Rodas, comunidades de viajantes de van, motorhome, trailer, onde atualizam sobre lugares seguros para passar a noite, comodidades de postos de combustível, dicas de restaurantes e tudo mais.
Camped, um guia de campings brasileiros, pode procurar pelos campings mais próximos e saber informações sobre a infra-estrutura e serviços de cada local.
Empresas da região SC para locação:
Libber Campervans @libbercampervans
Kirsch aluguéis de motorhome @alugueismotorhomes
Legend @legendgrupofun