Wellness Travel: a procura pelo bem-estar nas viagens
O que é Wellness? Na tradução literal significa bem-estar. É a busca diária e constante da prática de hábitos saudáveis que venham a proporcionar saúde em todos os campos da vida, como: físico, mental, espiritual, emocional e outros. Por consequência tende a trazer felicidade e sensações de prazer.
Em outubro de 2020 fiz uma matéria na qual falava que uma das tendências do turismo seria “a busca pelo contato com a natureza, ter mais experiências, poder relaxar durante a viagem… ” e ao longo do tempo isso foi se fortalecendo. Foi até criado um nome para essa nova modalidade: o Wellness Travel. Sabemos que o gatilho foi a pandemia, nunca se falou tanto em saúde e bem-estar. Então por que não incluir ou buscar por isso também nas viagens?
Luiza Loyola, especialista do escritório de tendências Worth Global Style Network (WGSN), falou que o “chamado wellness travel será uma das grandes tendências da reabertura. Muito voltado para a experiência, seja de cura ou de busca por autocuidado, esse movimento deve promover mudanças nos destinos, sejam eles hotéis, spas ou retiros, que começam a oferecer mais do que cuidados básicos e tradicionais, como consultas com gurus, cartomantes e rituais holísticos fora da curva”.
Como fazer uma Wellness Travel?
Já começa com o estilo da viagem e a escolha do destino, pois para ser considerada um WT não basta comer um dia uma salada e ir num spa, é realmente ter um conceito além disso. Alguns pontos para incluir são:
– Práticas de atividades físicas: pode ser aula de yoga, academia, trilhas, stand up, andar de bicicleta ou surfar;
– Alimentação equilibrada: não quer dizer que você não possa comer uma batatinha frita, pois a palavra é equilíbrio. Não é porque você está de férias que vai extrapolar, quem sabe almoce um lanche e jantar uma salada, que tal?
– Contato com a natureza: aproveite para acordar mais cedo e sentir realmente o dia nascendo, inspire e expire profundamente, se possível faça caminhadas por entre trilhas, coloque o pé na grama, sinta a terra, mergulhe no mar, cachoeiras… deixe a água purificar.
– Meditar: uma das maiores desculpas que damos para não meditar é que não temos tempo, então aproveite a sua viagem e coloque no roteiro o tempo para a sua meditação. Dez minutos serão suficientes.
– Slow Travel: não tenha pressa, aproveite, caminhe pelas ruas da cidade que você está descobrindo, tome um café sentado observando as pessoas passarem na rua, brinde ao pôr do sol e agradeça ao momento maravilhoso que você está vivendo.
– Boa noite de sono: esse eu acrescentei por conta própria. Como é maravilhoso poder estender algumas horinhas a mais de sono e como algumas camas de hotéis parecem ter um poder incrível de nos fazerem acordar mais amassados como nunca, eu amo.
A ideia aqui é que seja prazeroso. Caso isso não seja a sua ideia de férias, calma. Quem sabe você pode começar incluindo de 1 a 2 itens que eu mencionei. Com certeza mal não vai fazer, né?
Hotéis especializados em bem-estar no Brasil:
Lapinha, Paraná – Hotel internacionalmente reconhecido por seu serviço de medicina integrativa sendo o primeiro spa médico do país, certificado pelo Centro Mayr Prevent da Áustria.
Para saber mais sobre o hotel, clique aqui.
Instagram: @lapinhaspa
Botanique, Campos do Jordão, São Paulo – A rede Six Senses de renome mundial, com base na Tailândia, traz todo seu know how de serviços de bem-estar para um espaço novo com muito luxo e sustentabilidade. Um dos destaques é que você mesmo pode fazer seus produtos, como hidratantes, esfoliantes entre outros.
As atrações locais e externas do resort são diversificadas e exclusivas. Além da programação fitness, há trilhas para caminhadas e passeios a cavalo para explorar a mata nativa e apreciar a exuberância e a beleza das imediações.
Para saber mais sobre o hotel, clique aqui.
Instagram: @sixsensesbotanique
Kurotel, Gramado, Rio Grande Do Sul – Cercado a muita natureza, você seguirá um plano personalizado desenvolvido para você após passar por uma avaliação multidisciplinar. O espaço conta com nutrição e terapias naturais e atividades.
Alguns dos tratamentos diferenciados que o local disponibiliza são: gestão de stress, longevity saudável, a cessão do fumo, bem-estar e fitness e muitos outros.
Para saber mais sobre o hotel, clique aqui.
Instagram: @kurotel_
Destinos Wellness Travel:
Como eu descrevi alguns pontos acima, não é necessariamente um destino e sim como você vai encarar a viagem. Até mesmo em Nova York você pode ter experiências de WT, por exemplo. Mas é claro que alguns lugares se encaixam mais fácil no perfil.
Amazônia, Amazonas – Dos destinos que eu visitei até hoje, é incrível, nem fiz força para ter uma imersão Wellness Travel. Com certeza se encaixa perfeitamente em todos os requisitos e eu recomendo, vá!
Índia – Não tem como falar em meditação, yoga, bem-estar, cura interior, busca pelo autoconhecimento e não pensar nos conhecimentos desse país. Há muitos pacotes e grupos de retiros para quem busca por diferentes experiências. Pode ser turismo, aprofundar tipos de terapias, práticas de yoga, dentre outros. Eu quero muito um dia ainda fazer.
Para conferir várias dicas, clique aqui.
Peru – Por sua cultura riquíssima e, também, por ser cercado de misticismo, acaba tendo essa energia que muitas pessoas buscam e querem sentir. Além de ter paisagens de tirar o fôlego (literalmente) e o contato com a natureza. Lembrando da rica culinário com seus deliciosos e saborosos ceviches!
Bonito, Mato Grosso do Sul – Lugar de belezas naturais incríveis. São automáticas a contemplação da natureza, a respiração mais profunda durante os passeios e a gratidão de estar ali. Com certeza é um lugar em que você vai renovar suas energias, provar novos sabores e se desafiar nos passeios.
Chapada dos Veadeiros, Goiás – Imersão intensa com a natureza no cerrado do Brasil. Com muitas trilhas e muitas cachoeiras. Alguns pacotes oferecem rituais espirituais, com aulas de yoga e meditação.
“Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos” – Ralph Waldo Emerson.