Argentina: El Calafate
Final do ano passado estava uma correria, então deixamos para a última hora a nossa viagem de final de ano. Queríamos viajar mais não sabíamos para onde. Até tínhamos bastante ideias, porém como já era novembro os preços das passagens estavam bem caros, havia poucas opções de hotéis, enfim, não estavamos de acordo com algum destino.
Até que procurando na internet achei um pacote, e o preço estava dentro do que queríamos, os passeios já todos inclusos, hotéis e transporte, era isso que estávamos precisando, pois não tínhamos muito tempo para escolher e pesquisar. Além disso o que me chamou a atenção foi que nunca tínhamos feito uma viagem desse tipo. Uma viagem mais contemplativa, longe de grandes centros, algo mais tranquilo, até porque estava incluso o transporte dos passeios, assim nem dirigir e ver mapa iríamos precisar.
Fechamos o pacote, El Calafate e Ushuaia, e eu amei! Hoje vou contar um pouco de El Calafate, e como foi sensacional ver essa beleza natural tão diferente das nossas do Brasil.
Confira o vídeo da viagem
El Calafate, cujo nome vem do arbusto que sobrevive nas paisagens. é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, na Argentina, próximo à fronteira com o Chile. A cidade turística de El Calafate é praticamente uma rua, com lojas de souvenires, roupas de frio, restaurantes, cervejarias, e agências de viagens que vendem os passeios. Ali também tinha um Museu do Brinquedo que fomos conferir, uma diversidade enorme de brinquedos antigos de todo o mundo.
O primeiro passeio pela Patagônia Argentina foi o Rios de Gelo. Em um barco de dois andares fomos percorrendo o lago argentino pelo braço norte por uma hora mais ou menos, e então começamos a ver pequenos blocos de gelo flutuando pelo rio, que loucura! Eles foram cada vez mais aumentando até chegarmos no Glaciar Upsala. Gente, um enorme bloco de gelo no meio do lago, de um azul escuro belíssimo – pois estava nublado, assim a cor fica intensa, com sol fica branco.
Eu ali já estava fascinada com o meu primeiro iceberg de 40 metros de altura, e nem imaginava o que estava po vir. Só consigo descrever como incrivel! O Glaciar Spegazzini, de aproximadamente 135 metros de altura, 1,3 km de largura por 17 km de comprimento. Gigante! Essa alta parede de gelo é a origem de icebergs de formas e cores variadas e esta firmemente apoiada no fundo do lago a uma profundidade de cerca de 150 metros. Eu já havia visto na televisão em filmes, documentários, mas mesmo assim fiquei impressionada com a beleza e a forma, ali conseguimos ver e ouvir um pequeno desprendimento, o som é realmente alto.
O barco disponibiliza serviço de fotografia, eu comprei, e valeu a pena, as fotos ficaram lindas. Também há serviço de bar, porém recomendo levar lanche e bebida, pois o preço é alto e faltou comida quando eu fui buscar um sanduiche. O passeio todo leva quase cinco horas.
O segundo dia conseguiu ser ainda mais surpreendente. No pacote estava incluso um almoço, assim recebemos uma sacola biodegradável com um sanduíche, bolacha, maçã, um doce e água. Fomos até o Parque Nacional do Glaciares para então ver o famoso Glaciar Perito Moreno. O parque conta com 7 km de passarelas de diferentes níveis para observar o glaciar. Tínhamos duas horas para explorar, depois teríamos outra atividade. Ali passeamos um pouco para vê-lo de vários ângulos, nos sentamos bem de frente para ele e almoçamos. Isso sim que é almoço com vista de tirar o folego.
O diferencial do outro é que esse podemos ver por cima e ver como ele é enorme. O dia estava lindo de sol, ficamos ali apreciando a beleza dessa natureza congelante. O Perito Moreno possui 5km de largura e cerca de 60 metros de altura e é considerado uma das mais importantes reservas de água doce do mundo.
Quando deu o horário voltamos para o ônibus e fomos rumo a uma aventura que eu nunca havia imaginado. Pegamos um barco e chegamos muito perto do glaciar, ali descemos, recebemos instruções e iniciamos nosso passeio, mini trekking. Antes de subir no gigante, colocamos nos tênis um tipo de gancho que auxilia na hora de andar sobre o gelo. Pronto! Estávamos em um grupo de vinte pessoas mais dois guias, que iam abrindo caminho no gelo e explicando sobre o glaciar. É difícil descrever como foi esse passeio, eu juro que isso nunca esteve na minha lista, nunca havia me passado na cabeça, tinha visto em documentários e achava tão longe da minha realidade. Foi um presente maravilhoso para fechar o ano de 2018.
Ali quando em silêncio conseguíamos ouvir o barulho do gelo derretendo, e os rios que se formam por baixo. Eu comparo como se estivesse andando em outro planeta, até escutei uma pessoa falando para outra que deve ter sido dali a inspiração do Planeta Krypton – do Superhomem – e acho que pode ter sido mesmo, porque para mim realmente me senti em outro planeta. Espetacular. Subimos e descemos diversas vezes o caminho de gelo, e para fechar com chave de ouro o passeio, nossa guia, com a picareta, quebrou o gelo direto do glaciar e nos serviu com whisky para esquentar. Aproveitei para brindar e agradecer o ano que passou e também o que estava chegando.
Foram com certeza emocionante os passeios, como é maravilhoso poder explorar novos lugares, e ainda mais tão diferentes do que estamos acostumados. Super recomendo essa experiencia.
Restaurantes e Bares
La Tienda de Vinos – Para degustar vinhos da Patagonia
La Zorra – cervejaria
Oveja Negra – cervejaria
Mako
Librobar
San Pedro
Sapori – sorveteria artesanal, prove o sabor Calafate
Ovejitas patagonia – chocolateria e cha
Frase: Vá ver o mundo. Ao vivo, é mais fantástico que qualquer sonho!
Autor desconhecido