X
X

Buscar

Keukenhof: Dia das Mães

Em 2011 fui visitar Amsterdã pela primeira vez. Minha mãe estava junto na viagem, e ela queria ver as famosas tulipas – o incrível jardim -, porém expliquei que ele só abre num período específico do ano e, infelizmente, não era quando estávamos ali. Então falei que um dia retornaríamos para ver, na época certa.

Passaram seis anos e eu lembrei da promessa – devagar eu, né? – e falei: mãe, o jardim das tulipas vai ser em abril desse ano, vamos? Óbvio que ela respondeu na hora que sim. Então comecei a preparar nossa viagem para dali a dois meses, com o foco principal nas flores.

Confira do video de homenagem a minha mãe

O Jardim de Keukenhof fica aberto somente por dois meses no ano, durante a primavera. É um mar de flores, aproximadamente sete milhões, todas plantadas à mão, em uma área de 32 hectares, equivalentes a mais de 30 campos de futebol. É o maior parque de flores do mundo.

E para conhecer esse parque, que você já tem uma noção do quão grande é, vá com roupas e calçados confortáveis. E, mesmo sendo primavera, de manhã cedo estava bastante frio, então leve casaco.

A dica é ir cedo, para você poder contemplar a vista e bater fotos sem muita gente de fundo. Só no ano de 2018, o parque recebeu aproximadamente 1 milhão de visitantes. Ele funciona das 8h às 18h – para entrar, pois você pode ficar até as 19h30. Aconselho comprar o ingresso pelo site do parque – ele não tem data marcada, então você pode escolher o melhor dia da sua viagem para ir e, se no dia que você se programou choveu, por exemplo, você pode ir no próximo, sem problema nenhum.

São mais de 800 variedades de tulipas de todas as cores e formatos – é de tirar o fôlego! Há também mais flores pelo parque: íris, lírios, antúrios, cerejeiras, orquídeas, rosas e jacintos, o que o torna ainda mais bonito. Além da variedade das flores, o que também chama a atenção é o perfume, levemente doce no ar e, conforme vamos caminhando pelo parque ele se intensifica, fica mais cítrico, depois retorna para o doce, uma leve brisa nos acompanha pelo passeio.

O auge da visita é na segunda quinzena de abril, mas mesmo assim tudo depende do clima. Quando está frio demais elas demoram para desabrochar, e no forte calor elas murcham mais rápido.

Além dos campos floridos, há algumas atrações nos pavilhões, com exposições variadas. Acontece também em um dia específico a Parada das Flores, quando dezenas de carros alegóricos, todos floridos, percorrem as cidades que ficam próximas ao parque. Nos dias seguintes alguns dos carros alegóricos ficam expostos no jardim.

A infraestrutura do local é muito boa, com restaurantes e cafés, espaço para as crianças, bancos espalhados pelo caminho. Vimos também muitos casais de noivos fazendo fotos. E é petfriendly, só não nos espaços fechados. Já imagino eu correndo atrás da Bella e os guardinhas brigando comigo.

Agora vou contar a nossa experiência! Quem conhece minha mãe sabe que ela é e sempre foi louca por fotos – já fazia muitas selfies antes mesmo do Instagram existir. Assim pensei: ela vai me enlouquecer de tantas fotos no parque! Então tive a ideia de procurar uma fotógrafa, e encontrei na internet uma brasileira.

Combinei com ela de nos buscar no hotel. Foi tudo surpresa, presente de Dia das Mães. Foi incrível! As fotos ficaram maravilhosas, e a fotógrafa já sabia os pontos legais e os melhores ângulos para as fotos, também nos explicou algumas coisas no decorrer do caminho. Com certeza valeu a pena o presente, que no final eu acabei ganhando também, um dia inesquecível em meio a tanta beleza, natureza, risos, e fotos lindas.

Ainda no final do dia batemos algumas fotos pela cidade de Amsterdã e depois fizemos um piquenique no parque, compramos algumas comidinhas no mercado, vinho, e até uma toalha de piquenique para sentar. Que dia!

Mãe, este é apenas um dos milhares de momentos incríveis que passamos juntas! E não somente quando estamos perto uma da outra posso sentir nossa forte ligação e o amor que há entre nós. Obrigada por estar sempre comigo e compartilhar minhas conquistas e alegrias. Obrigada por ser uma incrível parceira de vida e viagens, aquela que topa tudo, qualquer passeio e, me espera sem reclamar – um pouquinho às vezes – nos museus. Me sinto eternamente grata por ter uma mãe tão presente, incrível, admirável e apaixonante como você. Feliz Dia das Mães a todas as mães, em especial à minha!

Serviço
Site oficial do Parque: www.keukenhof.nl/en
Horário: 8h às 18h

Frase: Uma flor é bela, uma paisagem pode ser bela, mas a imagem de uma mãe transcende tudo aquilo que os olhos entendem por beleza
autor desconhecido