X
X

Buscar

O axé de Recife e Olinda

Visitar Recife e Olinda equivale a uma viagem repleta de história e cultura, sem falar no colorido, alegria e alto astral. As duas cidades pernambucanas nasceram no período colonial e preservam com orgulho as heranças deixadas pelos portugueses e holandeses – dois povos que disputaram a ferro e fogo os estratégicos pedaços de terra à beira mar. Enquanto que os encantos de Olinda, com suas ladeiras tomadas por igrejas, ateliês e restaurantes, são legados deixados pelos patrícios, Maurício de Nassau e sua tropa imprimiram como marca o bairro do Recife Antigo, hoje restaurado, colorido e movimentado.

Recife é a capital de Pernambuco e é cortada por rios, canais e dezenas de pontes que ligam um bairro a outro. Em cada ponto é possível encontrar atrativos que remetem a características marcantes das principais capitais nordestinas. Recife tem praia urbana que é perfeita para banhos, assim como João Pessoa, efervescência cultural semelhante à de Salvador e Fortaleza, e conjuntos arquitetônicos tão imponentes quanto os de São Luís do Maranhão.

Olinda possui belas construções, mirantes e galerias de arte e é tombada como Patrimônio Cultural Mundial. Surpreende com seu pôr do sol, missas cantadas por monges ou freiras, e com desfiles de blocos de maracatu nas tardes de domingo. O maracatu juntamente com o frevo (oriundo de ‘ferver’ nas festas), predominam no carnaval da cidade, que é um dos mais famosos do país, caracterizado pelos bonecos gigantes. O charme da cidade estende-se pelos bares e restaurantes que tomam a rua do Amparo, polo cultural de Olinda.

Para conhecer os principais pontos das duas cidades e descobrir parte da história e cultura pernambucana, vale a pena realizar um city tour, segue o roteiro de um dia que fiz.

Contato do passeio que fizemos: Cleiton 81 99496-0993 @passeios_pontal.tour

É a praia urbana mais famosa da cidade, sua orla remodelada oferece atrativos para quem gosta de caminhar, pedalar ou praticar outros esportes. Com diversas opções de quiosque, de bares e restaurantes ao longo de seus 7 km. Fique atento se você quer tomar banho de mar, em alguns pontos há sinalização que pode haver tubarões por ali, os especialistas dizem que os ataques de tubarões no litoral recifense são resultado do impacto ambiental provocado pela construção do Porto de Suape, que exigiu o aterramento de dois estuários onde os tubarões-touro davam à luz.

É um grande espaço de lazer do Recife que integra o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa. Projetado por Oscar Niemayer, possui 27 mil metros quadrados à beira mar de Boa Viagem.

Caracterizado pelas ruas de paralelepípedos e prédios históricos, o bairro é um dos principais cartões postais da cidade, que além de ser um centro de cultura concentra também o maior polo tecnológico do Recife.

É no Recife Antigo que fica a Embaixada de Pernambuco, onde é possível conhecer a exposição dos tradicionais bonecos gigantes, cuja tradição surgiu na Europa, durante a Idade Média, em países como Bélgica, Espanha e Portugal, que tinham a tradição de transformar santos em bonecos gigantes para as procissões religiosas. Em Pernambuco, a prática surgiu na cidade de Belém do São Francisco em 1919, onde vivia um padre belga que falava muito da tradição europeia. Em Olinda, o primeiro boneco gigante desceu a ladeira em 1932. Desde então, centenas de bonecos já foram confeccionados em homenagem a ícones da história e cultura brasileiras, assim como, personalidades mundiais. A altura média dos bonecos é de 3,90m e as enormes obras de arte são moldadas em argila e cobertas com fibra de vidro.

Localizado na praça Barão do Rio Branco, o marco zero é o ponto de partida para marcação das distâncias rodoviárias locais. 

Dali é possível atravessar o Rio Capibaribe e visitar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, detalhe na foto para a Torre de Cristal, uma das principais esculturas do parque.

Marco Zero / Parque das Esculturas ao fundo

É o maior centro da cultura e arte pernambucana reunindo artesanato de todo o estado, do litoral ao sertão. Construído na década de 1860, o prédio funcionou como Penitenciária por 118 anos.

Cozinha variada com braseiro de carnes e pescados em ambiente agradável com uma linda vista panorâmica do Centro Histórico de Olinda com Recife ao fundo.

Dica: peça a sobremesa Cocada de Forno, você não vai se arrepender.

Conhecido como cidade alta, contempla uma área importante da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. Em meio a seus ladrilhos e ladeiras, estão:

Convento de São Francisco

Catedral da Sé, a Igreja do Carmo e o Mosteiro de São Bento.

Aqui quem nos guiou pelas ladeiras e nos contou muitas histórias foi o Fábio 81 98794-7961.

Guia Olinda Fábio, eu e nosso motorista e guia de Recife Cleiton