O axé de Recife e Olinda
Visitar Recife e Olinda equivale a uma viagem repleta de história e cultura, sem falar no colorido, alegria e alto astral. As duas cidades pernambucanas nasceram no período colonial e preservam com orgulho as heranças deixadas pelos portugueses e holandeses – dois povos que disputaram a ferro e fogo os estratégicos pedaços de terra à beira mar. Enquanto que os encantos de Olinda, com suas ladeiras tomadas por igrejas, ateliês e restaurantes, são legados deixados pelos patrícios, Maurício de Nassau e sua tropa imprimiram como marca o bairro do Recife Antigo, hoje restaurado, colorido e movimentado.
Recife é a capital de Pernambuco e é cortada por rios, canais e dezenas de pontes que ligam um bairro a outro. Em cada ponto é possível encontrar atrativos que remetem a características marcantes das principais capitais nordestinas. Recife tem praia urbana que é perfeita para banhos, assim como João Pessoa, efervescência cultural semelhante à de Salvador e Fortaleza, e conjuntos arquitetônicos tão imponentes quanto os de São Luís do Maranhão.
Olinda possui belas construções, mirantes e galerias de arte e é tombada como Patrimônio Cultural Mundial. Surpreende com seu pôr do sol, missas cantadas por monges ou freiras, e com desfiles de blocos de maracatu nas tardes de domingo. O maracatu juntamente com o frevo (oriundo de ‘ferver’ nas festas), predominam no carnaval da cidade, que é um dos mais famosos do país, caracterizado pelos bonecos gigantes. O charme da cidade estende-se pelos bares e restaurantes que tomam a rua do Amparo, polo cultural de Olinda.
Para conhecer os principais pontos das duas cidades e descobrir parte da história e cultura pernambucana, vale a pena realizar um city tour, segue o roteiro de um dia que fiz.
Contato do passeio que fizemos: Cleiton 81 99496-0993 @passeios_pontal.tour
Dali é possível atravessar o Rio Capibaribe e visitar o Parque das Esculturas de Francisco Brennand, detalhe na foto para a Torre de Cristal, uma das principais esculturas do parque.
É o maior centro da cultura e arte pernambucana reunindo artesanato de todo o estado, do litoral ao sertão. Construído na década de 1860, o prédio funcionou como Penitenciária por 118 anos.
Cozinha variada com braseiro de carnes e pescados em ambiente agradável com uma linda vista panorâmica do Centro Histórico de Olinda com Recife ao fundo.
Dica: peça a sobremesa Cocada de Forno, você não vai se arrepender.
Conhecido como cidade alta, contempla uma área importante da cidade, reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco. Em meio a seus ladrilhos e ladeiras, estão:
Convento de São Francisco
Catedral da Sé, a Igreja do Carmo e o Mosteiro de São Bento.
Aqui quem nos guiou pelas ladeiras e nos contou muitas histórias foi o Fábio 81 98794-7961.