X
X

Buscar

Pomerode – A cidade mais alemã do Brasil

Não é novidade que a cidade de Pomerode é um charme, mas nesta época de Natal, a pequena vila alemã fica ainda mais encantadora e é um dos destinos do nosso Quintal de Casa que merece ser visitado. Já no portal de entrada pelo acesso sul, onde há um ponto de informações turísticas, vale a pena uma parada para tirar fotos com roupas típicas ou no letreiro com o nome da cidade. 

Pomerode oferece atrações culturais e gastronômicas para todos os gostos. Espaços como a Casa do Imigrante Carl Wegee, Museu Pomerano, Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann, Museu do Marceneiro, Museu do Automóvel e Museu do Brinquedo, possuem ricos acervos que permitem um mergulho na história. Alguns estabelecimentos podem estar fechados devido a pandemia e é bom se certificar sobre o horário de funcionamento antes de ir. 

Vídeo – Passeando por Pomerode

Outra sugestão de passeio é pela Rota Enxaimel que integra 16 quilômetros por ruas na área rural da cidade. Uma curiosidade é que Pomerode possui a maior concentração de casas em estilo enxaimel fora da Alemanha, algumas tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Enxaimel é uma técnica de construção que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, sem uso de pregos, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras. Apesar de grande parte das casas não ser aberta para visitação, o percurso por estradas de chão batido reserva lindas paisagens e algumas propriedades, como a Casa Siewert, permite visitação pela área externa e comercializa produtos coloniais. 

O Zoo Pomerode é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Fundado em 1932 é um dos zoológicos mais antigos do Brasil e o maior bioparque de Santa Catarina.

Com o objetivo de resgatar animais feridos, que não conseguem sobreviver sozinhos e preservar espécies ameaçadas de extinção, o local abriga mais de mil animais de 240 espécies diferentes, incluindo algumas bastante raras. Atualmente, 77% dos animais que estão no Zoo são de resgate, entre eles, há ursos pardos, flamingos chilenos, elefantes asiáticos e pinguins de magalhães.

Ao lado do Zoo também é possível visitar a Vila Encantada. O parque educativo que tem como temática dinossauros de diferentes espécies, reúne brinquedos e atividades para crianças e adultos e é uma ótima opção de lazer para famílias. 

Cucos vindos da Alemanha a venda em uma das lojas do Passeio.

No Centro, o Passeio Pomerano reúne restaurante, cafés e lojas, e é um agradável espaço para um happy hour. Ali também está localizada a Cervejaria Schornstein, que em alemão significa ‘Chaminé’. Aliás, a enorme chaminé de 30 metros de altura, construída com tijolos maciços é o símbolo da cervejaria que acaba de lançar uma linha exclusiva para o Natal: a IPA Hoppy Christmas. Os produtos da marca podem ser adquiridos na loja anexa a fábrica, ou degustados no Schornstein Kneipe, um bar e restaurante que serve deliciosos petiscos e pratos típicos.

Bar da Schornstein – logo em frente a cervejaria, no Passeio Pomerano

E para quem gosta da gastronomia alemã, outro local que recomendo é o Restaurante Pomerode, que é tradição quando o assunto é a culinária local. O charme do local já começa pelo prédio centenário em estilo enxaimel. Lá são servidos diversos pratos como Eisbein Defumado, Marreco com Recheio, Schweinefleisch e Kartoffel Recheada. 

Para quem curte louças e mesa posta como eu, vale a pena aproveitar a ida a Pomerode, para dar uma passadinha na loja de fábrica da Porcelana Schmidt. Mas se prepara, porque é uma peça mais linda que a outra e sempre tem novidades que a gente quer trazer pra casa.

Minha escolha, jogo de chá azul.

Anexo a loja, é possível visitar o Memorial Arthur Schmidt que reúne peças antigas que representam as épocas vividas no Brasil. Coloridas ou brancas, as louças trazem história em cada detalhe e resgatam a memória dos 75 anos de existência da empresa que se misturam com a história da porcelana no Brasil. 

Pomerode também é famosa pela Weihnachtsfest – Festa de Natal, que movimenta o centro cultural nos finais de ano.

A cidade toda entra no clima e a decoração natalina é encantadora. Neste ano, devido a pandemia, não será possível realizar a tradicional programação com desfiles, apresentações de dança, feiras de artesanatos e oficinas de doces de natal, mas vale a pena visitar a cidade, só para apreciar a decoração e fazer lindas fotos, a começar pelo portal sul, onde dois lindos quebra-nozes saúdam os visitantes.

Apesar de estarmos vivendo um período atípico, não podemos deixar de cultivar o espírito natalino, manter viva a esperança de dias melhores e o desejo de que venham muitos passeios e viagens especiais pós pandemia. Que todos tenhamos um Natal com muita saúde e bons sentimentos!