X
X

Buscar

Quintal de casa: Floripa – Ilha da Magia

Floripa, como chamamos carinhosamente a capital do nosso Estado, tem muitas atrações para conhecer, não daria para colocar tudo aqui em uma só matéria, então aos poucos vou dando algumas dicas por aqui, e quando eu conhecer um lugar novo por lá – porque eu não conheço tudo, falta bastante coisas –  vou trazendo mais para vocês.

Confira o vídeo da matéria

É claro que a primeira parada é no principal cartão postal da cidade, a Ponte Hercílio Luz. Após quase três décadas servindo apenas como cenário para fotos, a ‘Velha Senhora’ como é chamada pelos moradores da Ilha, foi reaberta no dia 30 de dezembro, depois de várias obras de revitalização. Inaugurada em 1926, foi um projeto super arrojado para a época e continua sendo a mais longa ponte pênsil do Brasil, com vão central de 339 metros e extensão total de 821 metros. Eu acompanhei diversos registros de fotos e vídeos das pessoas que foram conferir a ponte de pertinho depois da sua reinauguração, você foi conferir? Eu ainda não, já coloquei na lista!

O horário para visitação é das 7h às 22h.
O cartão postal da cidade ao fundo, Ponte Hercílio Luz

Uma das principais avenidas da cidade, a Beira Mar já mostra um pouquinho da beleza da ilha. Não importa a hora, sempre terá alguém caminhando, correndo, pedalando, ou contemplando a vista. E claro dirigindo,  é a via  principal de ligação entre as praias do norte, as praias do leste da ilha e o centro da cidade. Por aqui há muitas opções de restaurantes, lojas, hotéis, shopping. A dica é alugar uma bicicleta pelo aplicativo, há também os patinetes elétricos se você preferir – eu prefiro as bicicletas. É uma maneira muito legal de passear pela avenida, pois é um lugar seguro de pedalar, em alguns outros pontos da cidade não há ciclo faixas e o trânsito pode ser perigoso.

Apreciando o dia na Av Beira Mar | Bicicletas de App, Yellow
Aproveite para bater foto no letreiro. Eu sou bem turista quando vejo um!!

Para conferir a gastronomia e o artesanato de Floripa, o Mercado Público é para obrigatória. Sempre que tem um nos lugares que vou viajar, faço questão de ir visitar, e geralmente é um lugar muito legal. Inaugurado em 1851 e localizado bem no centro, ao lado da Praça da Alfândega, é considerado patrimônio artístico, histórico e arquitetônico da Ilha. Reúne restaurantes, peixarias, lojas de artesanatos e confecções, que funcionam de segunda a sexta das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 14h. Alguns bares ficam abertos até às 22h e vale a pena experimentar as sequências de camarão ou frutos do mar, destaque para o pastel de berbigão, tudo sempre bem acompanhados de um chope super gelado.

Artesanato no Mercado Público

E entre as tantas praias paradisíacas da Ilha da Magia, tem um cantinho especial que não pode ficar fora do roteiro. Santo Antônio de Lisboa é uma pitoresca vila construída pelos imigrantes açorianos, parece que viajamos no tempo. Lá, uma das construções mais lindas na minha opinião, é a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, que por fora parece simples, mas por dentro, é rica em detalhes. O estilo transita entre o barroco e rococó e ali está a única pia batismal em madeira da Ilha de Santa Catarina.

Letreiro Eu amo Sto Antônio | Igreja da NS das Necessidades
Detalhes do altar da Igreja

Na Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhoas, num casarão colonial do fim do século XVII, encontra-se um centro cultural, de arte e artesanato, onde os artistas ilhéus expõem seus trabalhos.

Em Santo Antônio de Lisboa, a gastronomia à base de frutos do mar também faz bastante sucesso. O cultivo de ostras, mariscos, pesca de peixes e camarão, teve início junto com a vinda dos primeiros europeus. A dica é chegar cedo em um dos diversos restaurantes, para pegar uma mesa de frente para o mar, e degustar as delícias locais apreciando a vista. A praia é pequena, com 750 metros de extensão, e o seu mar é sempre calmo. O local é considerado um dos pontos mais lindos da ilha para se ver o pôr do sol.

Restaurante Rosso

Restaurante Marisqueira Sintra

Restaurante Chão Batido

Freguesia Bar e Restaurante