Verão Seguro em Santa Catarina
Vamos chegando ao fim de 2020, um ano marcado pela pandemia do Coronavírus. Assim como outros setores, o Turismo precisou se reinventar. Muitas viagens e experiências tiveram que ser adiadas e replanejadas, inúmeros destinos foram fechados e outras opções de lazer foram adaptadas para garantir a segurança dos visitantes. Locais e pontos turísticos a céu aberto e em meio a natureza, como praias, parques, trilhas, serras e cânions, passaram a ter preferência, e com a chegada da temporada de Verão, Santa Catarina com suas belezas naturais, se tornou um destino ainda mais cobiçado pelos turistas.
Diante dessa nova realidade, o Governo estadual anunciou medidas e protocolos sanitários de proteção ao novo coronavírus. “Nossa prioridade é a saúde dos catarinenses, dos turistas, trabalhadores e empreendedores do setor. Desde o início da pandemia, trabalhamos para termos melhorias de infraestrutura turística e elaboração de protocolos sanitários. Buscamos criar instrumentos de proteção e segurança. Contamos também com a colaboração da população para que sigam as instruções e procurem os locais que atendam aos protocolos de segurança. Com o apoio de todos, o turismo da nossa bela Santa Catarina continuará sendo referência e o melhor destino”, salienta o governador Carlos Moisés.
Entre as ações apresentadas para garantir um Verão Seguro, está o selo Viaje+Seguro, que consiste na certificação dos empreendimentos comprometidos com as medidas de prevenção à Covid-19. “Nosso foco é incentivar um turismo responsável nessa temporada, estimular as pessoas para que busquem locais e estabelecimentos seguros e também façam a sua parte seguindo as recomendações sanitárias”, reforça o presidente da Santur, Leandro Ferrari.
Considerando os cuidados que o Governo vem tomando, considerando que nosso Estado oferece inúmeras opções de lazer e que muitas famílias adiaram suas viagens de férias devido à pandemia, deixo aqui cinco propostas de passeios em cidades próximas ao Vale do Itajaí, em que é possível planejar um roteiro de apenas um dia para ‘bate-volta’, e não deixar as férias passarem em branco. Dá para escolher apenas um dos destinos ou quem sabe, visitar todos eles…
Florianópolis
A nossa charmosa capital é com certeza, um destino que sempre vale a pena visitar. E se você ainda não foi conferir o cartão-postal catarinense repaginado, a Ponte Hercílio Luz é uma das paradas obrigatórias. Outro local que não pode faltar, é a Praia de Santo Antônio de Lisboa, que assim como o Ribeirão da Ilha e a Barra da Lagoa, possui um charme todo especial. Percorrer o Centro Histórico e fazer uma parada gastronômica no Mercado Público é mais uma dica para completar o passeio.
Bom Jardim da Serra
Para quem gosta de turismo rural e apreciar lindos cânions, Bom Jardim da Serra é um ótimo destino. A cidade possui paisagens deslumbrantes, com inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, que são o cenário ideal para trilhas e piqueniques. Em meio ao passeio, vale a pena se aventurar pela Serra do Rio do Rastro, ou então, subir 156 degraus para chegar ao Salto do Rio Pelotas – um dos conjuntos de quedas d’água mais procurado pelos turistas.
Ilha de Porto Belo
E quando o mar não pode faltar nas férias de verão, a Ilha de Porto Belo é uma ótima pedida. Com natureza preservada, o local encanta pela beleza paradisíaca. Durante a alta temporada, é possível visitá-la das 9h às 18h e a travessia pode ser feita em barcos de pesadores, lanchas ou escunas com animação a bordo. Quem gosta de se aventurar, também pode optar por passeios de caiaque, esqui-aquático, banana boat e trilhas subaquáticas. A Ilha possui restaurante, Ecomuseu e trilhas ecológicas.
Rio dos Cedros
Se você busca um lugar tranquilo para descansar e recarregar as baterias, a cidade de Rio dos Cedros reserva agradáveis experiências em meio à natureza. A cachoeira Formosa, com duas quedas d’água com cerca de 40 metros, é uma das mais bonitas da região. Mas tem também a cachoeira e gruta do Índio, que é um lugar tão encantador quanto o primeiro. Outro local perfeito para um piquenique ou passeios de caiaque e jet ski, é a barragem do Rio Bonito. É possível visitar ainda, o Morro São Bernardo ou se divertir no pesque-pague Andreazza. E pra quem curte acampar, a Fazenda Ventania oferece toda estrutura necessária.
São Francisco do Sul
Para quem gosta de fazer uma viagem ao passado e conhecer um pouco mais sobre a história de Santa Catarina e do Brasil, São Francisco do Sul é o destino certo. Além de concentrar antigas e belas construções em seu Centro Histórico, o município reúne lindas praias e pontos turísticos como o Forte Marechal da Luz (fundado em 1909), o Museu Nacional do Mar e a Ilha da Paz – que é a maior ilha do Arquipélago das Graças, onde está construído um farol com uma torre de 16 metros de altura. Ah, e não deixe de fora do roteiro, um passeio de barco pela Baía da Babitonga, onde é possível avistar Botos Cinzas, Toninhas e aves marinhas.
Cartilha para como se proteger do Coronavirus: