X
X

Buscar

Maibaum e Pelznickel são exemplos de iniciativa culturais bem sucedidas em Guabiruba

A iniciativa da Maibaum, assim como o Pelznickel, mostra a veia cultural pulsante de Guabiruba. O município destaca-se, há anos, como exemplo de valorização à cultura. O Pelznickel já foi tema de reportagens nacionais e colocou a cidade no mapa para muita gente. A Maibaum vai na mesma linha. O que há de comum entre […]

A iniciativa da Maibaum, assim como o Pelznickel, mostra a veia cultural pulsante de Guabiruba. O município destaca-se, há anos, como exemplo de valorização à cultura.

O Pelznickel já foi tema de reportagens nacionais e colocou a cidade no mapa para muita gente. A Maibaum vai na mesma linha. O que há de comum entre as duas é que ambas são fruto da dedicação, do voluntarismo e da criatividade da Associação Artístico e Cultural São Pedro (AACSP).

São pessoas que não ficaram reclamando em casa ou nas redes sociais. Saíram e foram melhorar o seu município e preservar a sua história.

Aproveitamento
Neste âmbito, é salutar a iniciativa da Prefeitura de Guabiruba em parceria com o Sebrae-SC, no que se refere ao planejamento do turismo da cidade.

O turismo étnico e cultural tem atraído cada vez mais gente interessada em saber como os pioneiros imigrantes alemães, italianos, poloneses, austríacos e outros fizeram para construir as cidades do estado.

Pomerode é um exemplo a ser seguido, mas há muitos outros, menores, espalhados pelo estado, como a rota que evidencia a cultura polonesa em Itaiópolis, no Norte catarinense.

Cabe à iniciativa privada abraçar esta causa para atrair turistas e, assim, movimentar a economia local.