Maior pneu de motocicleta do mundo está em Brusque
Modelo chega ao Brasil pela primeira vez pelas mãos de empresário brusquense
Modelo chega ao Brasil pela primeira vez pelas mãos de empresário brusquense
O desafio de inovar e trazer novidades ao Brasil motivou o empresário brusquense Gilberto Rosa, o Betão, a trazer uma unidade do maior pneu para motocicleta do mundo ao país. Ele chegou a Brusque nesta terça-feira, 1º.
Vinda da produção de um customizador da Califórnia, Estados Unidos, a peça “Monster 360”, possui 360 milímetros de medida interna e 380 milímetros de medida externa. O normal para pneus de motos customizadas é a medida de 300. Além disso, o item pesa 15 quilos.
A empresa Easy Raiders se dedica à customização de motos, mas de forma totalmente artesanal, são apenas cinco dessas no Brasil. Segundo Betão, este foi mais um passo para se destacar no mercado motociclístico. Em 2009, o empreendimento foi responsável por ser pioneiro no país após colocar uma roda grande em uma moto.
“Já inovamos, aí começou o leque. O próximo desafio foi trazer um 330 milímetros, quando fizemos para três motos. Agora esse foi o outro desafio”, explica.
Em metragem normal, a medida da roda, com pneu alinhado no quadro da moto, é 68 centímetros de ponta a ponta. Para ser inserido em uma motocicleta, Betão conta que está na produção de um chassi artesanal, para conseguir acoplar a peça.
De acordo com o empresário, alguns customizadores no mundo usam esse pneu em projetos específicos. “Por ser caro, poucos usam. É uma peça difícil de ver, e extremamente difícil de trazer pra cá”, completa.
Betão explica que tentou comprar a peça no Brasil, mas não conseguiu. Portanto, precisou procurar fora do país. Foram quatro meses para ele trazer o pneu para cá.
Para conseguir trazê-la, ele explica que contou com a ajuda de contatos no país estrangeiro. Ele enviou mensagem para conhecidos de lá e teve ajuda de um amigo, que foi em busca pelo pneu.
“Os customizadores não são fáceis de darem retorno por telefone, aí um amigo junto com a esposa fizeram os corres em Los Angeles para me ajudar”, conta.
O processo, segundo ele, é burocrático. No entanto, após mais de 120 dias de espera, o momento chegou. O investimento foi de cerca de R$ 9,2 mil. “É a mesma coisa que a espera de um brinquedo no Natal, como uma criança”, relata.
Agora, o objetivo é apresentar a novidade aos brasileiros. Nos próximos dois meses, o empresário tem presença marcada em dois eventos de grande importância na área automobilística no país.
De 11 a 13 deste mês, ele vai estar no Salão da Motocicleta, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, em São Paulo.
Em novembro, de 15 a 17, estará na 8ª edição do Hot Rods Brasil, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.