X
X

Buscar

Maior pneu de motocicleta do mundo está em Brusque

Modelo chega ao Brasil pela primeira vez pelas mãos de empresário brusquense

O desafio de inovar e trazer novidades ao Brasil motivou o empresário brusquense Gilberto Rosa, o Betão, a trazer uma unidade do maior pneu para motocicleta do mundo ao país. Ele chegou a Brusque nesta terça-feira, 1º.

Vinda da produção de um customizador da Califórnia, Estados Unidos, a peça “Monster 360”, possui 360 milímetros de medida interna e 380 milímetros de medida externa. O normal para pneus de motos customizadas é a medida de 300. Além disso, o item pesa 15 quilos.

A empresa Easy Raiders se dedica à customização de motos, mas de forma totalmente artesanal, são apenas cinco dessas no Brasil. Segundo Betão, este foi mais um passo para se destacar no mercado motociclístico. Em 2009, o empreendimento foi responsável por ser pioneiro no país após colocar uma roda grande em uma moto.

“Já inovamos, aí começou o leque. O próximo desafio foi trazer um 330 milímetros, quando fizemos para três motos. Agora esse foi o outro desafio”, explica.

Diferença de tamanho entre o modelo Monster 370 e um pneu 330 milímetros – Arquivo pessoal/Gilberto Rosa

Em metragem normal, a medida da roda, com pneu alinhado no quadro da moto, é 68 centímetros de ponta a ponta. Para ser inserido em uma motocicleta, Betão conta que está na produção de um chassi artesanal, para conseguir acoplar a peça.

De acordo com o empresário, alguns customizadores no mundo usam esse pneu em projetos específicos. “Por ser caro, poucos usam. É uma peça difícil de ver, e extremamente difícil de trazer pra cá”, completa.

Meses de tentativa

Betão explica que tentou comprar a peça no Brasil, mas não conseguiu. Portanto, precisou procurar fora do país. Foram quatro meses para ele trazer o pneu para cá.

Para conseguir trazê-la, ele explica que contou com a ajuda de contatos no país estrangeiro. Ele enviou mensagem para conhecidos de lá e teve ajuda de um amigo, que foi em busca pelo pneu.

“Os customizadores não são fáceis de darem retorno por telefone, aí um amigo junto com a esposa fizeram os corres em Los Angeles para me ajudar”, conta.

O processo, segundo ele, é burocrático. No entanto, após mais de 120 dias de espera, o momento chegou. O investimento foi de cerca de R$ 9,2 mil.  “É a mesma coisa que a espera de um brinquedo no Natal, como uma criança”, relata.

Presença nacional

Agora, o objetivo é apresentar a novidade aos brasileiros. Nos próximos dois meses, o empresário tem presença marcada em dois eventos de grande importância na área automobilística no país.

De 11 a 13 deste mês, ele vai estar no Salão da Motocicleta, no Hotel Monte Real, em Águas de Lindóia, em São Paulo.

Em novembro, de 15 a 17, estará na 8ª edição do Hot Rods Brasil, no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo, em São Paulo.