Maioria das reclamações no Procon de Brusque em 2021 foi por compras on-line

Órgão realizou mais de 20 mil atendimentos no ano

Maioria das reclamações no Procon de Brusque em 2021 foi por compras on-line

Órgão realizou mais de 20 mil atendimentos no ano

O Procon de Brusque fechou 2021 com mais de 20 mil atendimentos gerais realizados, entre presencial, e-mail, telefone e WhatsApp. O índice de resolução das atividades formais é considerado excelente, de 92%.

Diretor do Procon de Brusque, Volnei Montibeller destaca que a maioria das reclamações são por compras on-line, enquanto as realizadas em lojas físicas vem diminuindo nos últimos tempos.

O órgão em Brusque tem oito funcionários e realizou, em 2021, mais de 7 mil atendimentos presenciais e quase 3 mil atendimentos formais com abertura de Carta de Investigação Preliminar (CIP), além de 487 audiências e cerca de 60 fiscalizações em estabelecimentos comerciais. No total, 30 estabelecimentos foram autuados e receberam sanções.

O atendimento via WhatsApp é exclusivo para reclamações sobre fiação. No ano, foram 1,2 mil pontos de conserto de fiação baixa ou caída através deste canal. Volnei destaca que essa ação é importante e recebe uma alta demanda, até pela quantidade de fios que interferem na paisagem da cidade.

Projetos para 2022

Para este ano, Volnei destaca que o órgão pretende colocar em prática alguns projetos que ficaram parados em 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

O primeiro deles é o “Procon nas escolas”, que pretende levar conhecimento sobre consumo aos jovens e informar sobre o Direito do Consumidor. Volnei destaca a importância de criar consciência nesse público, que, além de consumir muito através de lojas on-line, também é responsável por realizar compras para o público mais velho.

Outro projeto é o “Procon Itinerante”, que será realizado através de um veículo, levando o serviço para pessoas que vivem em bairros mais distantes e que têm problemas de locomoção. Volnei conta que o órgão já tem um veículo especialmente para a ação, adaptado para transportar mesas e equipamento necessário para fornecer um atendimento de qualidade.

A última proposta a ser instaurada é o “Cesta Básica”. Esta ação pretende pesquisar, na primeira semana do mês, os preços de itens que integram a cesta básica. O levantamento será realizado em diversos estabelecimentos comerciais da cidade e publicado através do site da prefeitura e na sede do órgão.


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