Mais 243 crianças fazem curso sobre os perigos das drogas

Jovens estudantes participaram do Proerd, oferecido por instrutores da PM

Mais 243 crianças fazem curso sobre os perigos das drogas

Jovens estudantes participaram do Proerd, oferecido por instrutores da PM

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) de Guabiruba formou ontem à noite, no ginásio municipal de esportes João Sheffer, as turmas de 2014. São 243 alunos, que cursam o quinto ano das escolas municipais e estadual. O soldado Guilherme André Sedrez, instrutor do programa, afirma que a aproximação com as crianças é uma mudança de paradigma para a Polícia Militar. “Ao invés de corrermos atrás dos bandidos, estamos educando os mais novos e prevenindo essas situações que podem acontecer no futuro”.

O Proerd consiste em uma série de aulas que os instrutores da PM dão para os alunos do quinto ano. Em Guabiruba, o programa existe há 14 anos, e, segundo o Soldado Sedrez, os resultados colhidos pela polícia são positivos. Fernanda Popper, diretora da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e mãe de uma das formandas, afirma que o Proerd é um sucesso com os alunos. “A semana do Proerd é a semana mais importante para eles. E depois eles sentem muita falta”, diz Fernanda.

Com a experiência de ter sido professora de turmas que tinham aula com o Proerd, a diretora também diz que os alunos que passam pelo programa ficam mais disciplinados. “Como tudo é muito certinho, tem datas e horários, eles ficam muito mais responsáveis”. Ana Isabel Schweigert, estudante da escola Padre Germano Brandt, gosta das aulas dadas pelos policiais. “É muito legal, porque eles ensinam a gente que o cigarro e as bebidas alcoólicas fazem mal e que a gente não deve querer esse futuro”, diz a menina.

A mãe dela, Maria Rosinei da Cunha Schweigert, considera que o Proerd é um reforço na educação dos filhos. “A gente passa muita dificuldade para criar eles. Tem muita coisa ruim no mundo, e esse trabalho da Polícia Militar é muito importante e vai ficar para o futuro deles”, diz Maria Rosinei. O Proerd encerra as suas atividades este ano em Guabiruba. Em Brusque, como a quantidade de turmas é maior, ele seguirá até o final do ano.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo