Mais da metade dos usuários do transporte coletivo de Brusque considera serviço ruim ou péssimo
Consulta foi realizada com mais de mil pessoas
A Prefeitura de Brusque divulgou os resultados completos da consulta pública que vai subsidiar a construção do novo modelo da concessão do transporte público. No total, 1.026 questionários foram respondidos, 95,3% por moradores de Brusque. Mais da metade deles, 52,8%, considera o serviço atual ruim ou péssimo.
O processo foi coordenado pela Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica. Quase 71% das pessoas que preencheram o questionários são mulheres. Mais de 54% do total têm entre 26 e 50 anos, enquanto 21,3% tem entre 18 e 25. 64,1% deles declaram utilizar o transporte público diariamente, enquanto quase 40% têm algum automóvel ou motocicleta.
Mais de 67% utilizam o transporte para trabalho. Desta forma, os horários mais utilizados são entre 6h e 9h, e entre 17h e 19h30.
Avaliação
Dentre os usuários que participaram da consulta, 42,2% reivindicaram, em questão aberta, melhorias dos horários. Na sequência entre os principais tópicos problemáticos apontados pela pesquisa, estão as linhas e a superlotação do transporte. 48,3% das pessoas apontam que o transporte está superlotado.
Mais de 65% dos consultados, porém, destacam que o tempo de espera para a troca de ônibus no terminal rodoviário é longo.
A pesquisa revelou que 7 de cada 10 usuários afirmam que os horário de saída dos ônibus são cumpridos, que existem linhas para os locais que necessitam e também que o transporte chega ao local de destino no horário previsto.
Além disso, 62,6% aprovam que, em sua totalidade ou a maioria, a limpeza dos atuais veículos empregados no transporte coletivo municipal.
Possíveis mudanças
A grande maioria dos consultados, cerca de 89%, considera essencial a instalação de ar-condicionado em todos os ônibus, enquanto 72,6% acham pertinente que os veículos tenham Wi-Fi.
Do total das respostas, 65,1% das pessoas declaram que usariam o transporte público coletivo aos domingos e finais de semana.