Mais de 10 mil pessoas são vacinadas contra a Febre Amarela neste mês em Brusque
Quantidade atingida em menos de 20 dias é a mesma dos três primeiros meses do ano
Quantidade atingida em menos de 20 dias é a mesma dos três primeiros meses do ano
Entre os dias 1º e 18 de abril foram aplicadas 10.226 doses contra a Febre Amarela em Brusque, o que praticamente equivale a somatória das imunizações entre os meses de janeiro, fevereiro e março. Somente este ano, 20.479 pessoas procuram os órgãos públicos em busca da vacina.
A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Vigilância Epidemiológica, registrou aumento pela procura da vacinação após a intensificação da campanha com horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Nas últimas duas semanas, as UBS e a Policlínica Central funcionaram além do horário habitual, até as 20h, visando atender moradores que trabalham durante o dia e ficam impossibilitados de se dirigirem aos postos de saúde.
Mesmo com o fim da intensificação, a vacina continua disponível por tempo indeterminado na rede de saúde, onde qualquer pessoa entre 9 meses e 59 anos pode receber a dose, desde que nunca tenha sido vacinado contra a Febre Amarela.
Em relação a Campanha Nacional contra a Influenza, que protege contra a gripe, 3.908 pessoas do público-alvo já foram imunizadas desde o dia 10 de abril. Devem receber a dose, idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e com idade até cinco anos, onze meses e vinte e nove dias, gestantes e mulheres que deram a luz com menos de 45 dias, portadores de doenças crônicas, professores, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema carcerário.
Para tomar a vacina, basta procurar qualquer UBS que tenha sala de vacinação. O dia de intensificação será em 4 de maio, quando as salas estarão abertas no sábado, visando atender o público que não consegue tomar a vacina em dias úteis. A meta para Brusque é vacinar 28.924 pessoas.