Mais de 100 pessoas participam do 1º Dia do Pedal Sesc, em São João Batista

Evento ocorre em todas as unidades do estado com os passeios ciclísticos e programação especial durante a manhã

Mais de 100 pessoas participam do 1º Dia do Pedal Sesc, em São João Batista

Evento ocorre em todas as unidades do estado com os passeios ciclísticos e programação especial durante a manhã

A 1ª edição do Dia do Pedal Sesc, em São João Batista, contou com a participação de mais de 100 pessoas, na manhã desta quarta-feira, 1º. As inscrições iniciaram às 8h e diversas pessoas já aguardavam para retirar suas camisetas. No estado, a entidade já chegou à 10ª edição com os tradicionais passeios ciclísticos e programação especial paralelos em 30 cidades catarinenses.

A professora Ana Claudia Mazera, 43 anos, foi uma das primeiras a chegar na unidade. Praticante do pedal há alguns meses, ela conta que a atividade promovida pelo Sesc incentiva ainda mais as pessoas a aderirem ao esporte. “É muito bacana essas atividades, é uma forma de divulgar mais para as pessoas. Só percebo que a população de São João Batista precisa ainda se conscientizar mais e passar a respeitar os ciclistas também no trânsito”, avalia.

Miriany Farias

Aos 67 anos, a aposentada Eulalia Jorge da Silva Souza, enfeitou sua bicicleta com flores no guidão e foi participar do Dia do Pedal. “Sempre que tem essas atividades na cidade eu participo. Como faço academia no Sesc, soube do passeio e vim. Vou no meu ritmo, mas vou acompanhando”, comenta.

Para ela, a atividade física além de ser saudável para o corpo, faz bem para a mente. “Ocupa a cabeça com um momento de confraternização com os amigos. É um momento de alegria”, afirma.

Miriany Farias

Para incentivar a filha Tainá de Castro, 12 anos, no esporte, o pai e ex-ciclista Alexsandro de Castro, 32, também participou do pedal. “Como ela faz curso de inglês no Sesc, ficamos sabendo e viemos participar, até porque é uma atividade muito bacana que traz saúde e muita disposição para todo o dia. Penso que os jovens deveriam aderir mais a esse esporte”, diz.

Patrícia Vier Goulart, 32, mãe da pequena Valentina, de quatro anos, acompanhou parte do trajeto a pé, ao lado da bike da filha. “Mesmo que vamos fazer só um pequeno percurso já acho válido por estar incentivando a ela. É muito bom contar com uma entidade que proporciona essas atividades não só de esporte, mas cultura, lazer e educação”, comenta.

Miriany Farias

Trajeto de oito quilômetros
O objetivo do Dia do Pedal Sesc é incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte ativo e sustentável, além de oferecer aos participantes a oportunidade de experimentar a cidade em outro nível de percepção, introduzindo o tema “ciclismo utilitário”.

Em São João Batista, o trajeto teve cerca de oito quilômetros, com saída da sede do Sesc, passando pela Igreja Matriz, Komprão Koch Atacadista, retorno pela frente do supermercado Macris, prefeitura, e por fim, a chegada na entidade.

Enquanto os participantes faziam o trajeto, outras pessoas permaneceram na unidade do Sesc interagindo com as atividades paralelas, como jogos esportivos, brincadeiras, intervenção cultural e o espaço saúde.

Ao fim do percurso, os participantes foram recepcionados com uma mesa de frutas. Em seguida, a Cia Circo e Íris, de Canelinha, fez uma apresentação cultural com a presença de dois palhaços. Por fim, uma bicicleta foi sorteada entre os participantes.

O técnico de Lazer do Sesc, Vinícius Palau Santos, comemora a primeira edição do projeto em São João Batista. “Estávamos com grande expectativa para o evento e fomos surpreendidos pela participação das pessoas. O trajeto foi bastante tranquilo, seguro, nossos monitores e professores acompanharam, juntamente com uma ambulância, e não tivemos nenhum problema”, conta.

O gerente da unidade, Emerson Goulart, ressalta que a adesão da comunidade ao projeto foi bastante satisfatória. “Por ser a primeira edição e as pessoas ainda estarem conhecendo a entidade, foi muito bom. O evento foi muito bem organizado pelo nosso técnico de lazer e o trajeto foi bastante simples”, diz.

Goulart ressalta que durante o ano o Sesc realiza diversas atividades voltadas à comunidade, mas a principal é o Dia do Pedal. “É o momento em que levamos a marca Sesc para as ruas, juntamente com nossos parceiros”.

Campanha do Agasalho
Durante o evento, a unidade lançou também a Campanha do Agasalho Sesc 2019, que segue até o dia 29 de junho. “Faço o convite para quem tiver uma roupa ou cobertor que queira doar, para que faça essa doação em nossa unidade, pois ao fim da campanha faremos a entrega para entidades carentes aqui do município”, informa o gerente do Sesc São João Batista.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo