Mais de 1,4 mil crianças foram diagnosticadas com Covid-19 em Brusque
Vigilância em Saúde diz que vacinação diminui número do público infantil internado no município
Vigilância em Saúde diz que vacinação diminui número do público infantil internado no município
Desde que iniciou a pandemia de Covid-19 em Brusque, mais de 1,4 mil crianças foram diagnosticadas com a doença. Além disso, apenas 10% deste público precisou ser internado devido agravamento do quadro. É o que aponta a Vigilância em Saúde de Brusque.
Conforme a diretora do órgão, Ariane Fischer, os casos de internação não chegaram a ir para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após o início da vacinação em crianças, os casos de internação diminuíram. “Isso demonstra o objetivo da vacina que é evitar a forma grave da doença”.
Segundo ela, desde o início da pandemia os casos se equipararam e não foi registrado um pico de infecções do público infantil durante as ondas das variantes Delta ou Ômicron.
De acordo com Ariane, o quadro de sintomas dos pequenos é um pouco diferente dos adultos. As crianças apresentam coriza, tosse e dor de garganta como sintomas frequentes. Enquanto isso, a maioria dos adultos apresenta a perda de olfato e paladar, além dos sinais já mencionados.
Ela ainda acrescenta que não há pesquisas que comprovem que a Covid-19 pode afetar o desenvolvimento das crianças. “As sequelas são mais evidenciadas nos adultos, como, por exemplo, falta de ar persistente a longo prazo”, pontua.
A diretora reforça que a vacinação é importante para evitar a forma grave da doença, tanto nas crianças como nos adultos. A imunização para o público infantil iniciou há pouco mais de um mês e é destinada para as crianças de 5 a 11 anos.
Os pais podem levar os filhos para se imunizarem entre segunda e sexta-feira, das 8h às 17h, na sala de vacinação na Uniasselvi.
“Foi preparado um ambiente acolhedor para as crianças. Eles recebem o seu certificado de coragem. Demonstramos também por meio de números a melhora do cenário que era grave pré vacina e pós vacina”, finaliza Ariane.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: