Mais de 150 brusquenses são atendidas em mutirão da Clínica da Mulher no último sábado, 19
Na oportunidade, as mulheres puderam fazer o preventivo e exame clínico das mamas
Na oportunidade, as mulheres puderam fazer o preventivo e exame clínico das mamas
Em função do mutirão realizado no último sábado, 19, a Clínica da Mulher esteve mais movimentada. Na oportunidade, as brusquenses puderam fazer o preventivo, também conhecido como Papanicolau, e o exame clínico das mamas, sem precisar agendar o atendimento. Ao todo, o espaço, localizado nas dependências do Centro de Serviços em Saúde, atendeu 163 pessoas.
Desse total, a equipe de profissionais realizou os exames em 146 mulheres e solicitou 55 mamografias. A Secretaria de Saúde considera o resultado satisfatório. “O número é muito bom, uma vez que mostra o interesse das mulheres em cuidarem de sua saúde”, salienta a coordenadora da Clínica da Mulher, Thaisi da Cunha.
A intenção do governo municipal é que ao longo do ano ocorram outros mutirões voltados ao público feminino, uma vez que ao ser realizado durante o fim de semana dá oportunidade para que um número maior de usuárias possam participar da iniciativa, principalmente aquelas que têm dificuldade em acessar os serviços em horário comercial.
As mulheres que não participaram da ação devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e solicitar o agendamento do procedimento. É importante que as brusquenses realizem periodicamente os exames, uma vez que eles detectam doenças como o câncer de colo do útero e o câncer de mama.