Mais de 150 pessoas participam do segundo Passeio Ciclístico da Guarda de Trânsito de Brusque
Evento, que ocorreu na manhã deste domingo, comemora a Semana do Trânsito e o dia do Agente de Trânsito
Na manhã deste domingo, 22, ocorreu o segundo passeio ciclístico da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB). A atividade comemora o dia do agente de trânsito, celebrado nesta segunda-feira, 23, e a Semana de Trânsito. Várias famílias e amigos participaram do passeio que teve largada em frente à sede da GTB e passou pelas avenidas centrais de Brusque. A organização contabilizou mais de 150 participantes.
Durante o evento foi feito sorteio de brindes e bicicletas para os participantes. Além disso, também foram distribuídas frutas, águas e isotônicos.
Para o secretário de Trânsito de Brusque, Renato Bianchi, o evento tem o intuito de conscientizar os moradores de Brusque, além de aproximar a comunidade da Guarda de Trânsito e proporcionar um dia de lazer para as famílias.
“Nas últimas semanas têm acontecido muitos acidentes com vítimas fatais. Queremos trazer a comunidade para que todos se conscientizem e tenham mais respeito um pelo outro também”, diz.
Segundo ele, as pessoas saem de casa com pressa e querem ganhar o tempo perdido no trânsito. “Nós dividimos o trânsito com todos, tanto ciclista, quanto pedestre, caminhões e carros. Todos precisam andar em harmonia para o nosso trânsito ficar cada vez mais seguro”, enfatiza.
Ensinando em casa
Edson Leomar Comandolli, 50 anos, participou do passeio para conscientizar o filho João Vitor Comandolli, 10 anos. Ele busca ensinar o pequeno sobre como ele deve se comportar no trânsito, como ciclista e futuro motorista.
O pai diz que evita atender o celular quando está dirigindo para ensinar ao filho o que é certo. “Ele vem cobrando muito isso de mim e da mãe dele. Ele sempre fala ‘não pode atender telefone dentro do carro’. Ele já tem isso dentro dele e nós vamos incentivando”, explica o pai.
Noleia Kohler Rocha, 46, participou do evento com o filho Gabriel, 14, e o esposo Valter Rocha, 48, pela segunda vez. Além disso, a família participa também de outros passeios ciclísticos pela cidade e busca incentivar o filho o amor pela bicicleta. Ela diz que o marido anda de bicicleta todos os dias, fato que motivou a participação da família no passeio.
Além disso, Noleia diz que já trabalha com o filho o respeito ao trânsito. “Estamos aqui pela causa, precisamos ter mais respeito no trânsito, e também porque gostamos muito de bicicletas”, comenta.