Mais de 1,6 mil meninos devem ser vacinados em Brusque
Vacina começou a ser aplicada na segunda-feira
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Brusque, estima-se que até o fim deste ano sejam imunizados 1690 meninos no município contra o HPV. Em 2017 é a primeira vez que a vacina passa a ser aplicada pelo SUS.
A vacina começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 16, quando as salas de vacinação começaram a funcionar. Conforme a Vigilância Epidemiológica de Brusque, a vacina para HPV em meninos fará parte do calendário vacinal de rotina, portando não terá uma meta a ser alcançada.
Serão vacinados adolescentes entre 12 anos e 13 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina apresenta 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal e confere proteção contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18).
Além de contribuir para a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, a inclusão dos meninos poderá colaborar para o aumento da proteção em meninas. Previne os cânceres de pênis, ânus e verrugas genitais, assim como, casos de cânceres de boca e orofaringe e verrugas genitais, em ambos os sexos.