Mais de 1,8 mil pessoas aguardam na fila pela consulta com oftalmologista em Brusque

Para atender a demanda, Secretaria de Saúde realizará mutirão em novembro

Mais de 1,8 mil pessoas aguardam na fila pela consulta com oftalmologista em Brusque

Para atender a demanda, Secretaria de Saúde realizará mutirão em novembro

Mais de 1,8 mil pessoas estão na fila para fazer a primeira consulta com o oftalmologista em Brusque. Além disso, outras 424 pessoas aguardam serem chamadas para o retorno ao especialista.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de Brusque após solicitação do vereador Cassiano Tavares, o Cacá. O levantamento aponta que até este ano há 1821 pessoas na fila para realizar a primeira consulta com o oftalmologista. Atualmente, são realizadas entre 300 a 350 consultas oftalmológicas por mês.

O secretário de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza aponta que o acúmulo ocorreu devido à pandemia de Covid-19. Segundo ele, os atendimentos tiveram que ser reduzidos neste período e os ambulatórios foram fechados por determinação do governo do estado.

“Tínhamos profissionais com contrato, mas foram parados todos os procedimentos eletivos com os decretos”, diz.

O secretário explica que haviam muitas pessoas na fila para fazer a consulta com o cardiologista. No entanto, a situação já foi regularizada com mutirões para atender toda a população, com realização de eco, esteira e eletrocardiograma.

Como a ação reduziu o número de pessoas na fila, a intenção da pasta é realizar três mutirões durante os fins de semana para regularizar a situação. As datas em que serão realizadas as diversas consultas com quem espera na fila não foram divulgadas ainda.

O secretário ainda recorda que o município recebeu algumas cirurgias de Luiz Alves que estavam sobrando na cidade e foram repassadas para Brusque. Para suprir a demanda, também foram realizados mutirões de cirurgias. “Até o final do ano devemos finalizar essa fila de espera pela consulta”, pontua.

Outras especialidades

Outras especialidades também constam na lista com filas de espera para a primeira consulta, como a angiologia, cirurgia geral, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologia, ginecologista, ortopedia, psicologia, psiquiatria geral, proctologista e urologia.

No entanto, também há algumas áreas que estão sem fila de espera ou com poucas pessoas aguardando uma consulta. Exemplo disso é oncologista e mastologista que estão zeradas.

Já cardiologista, obstetra de alto risco, nefrologista, nutricionista, otorrinolaringologista, pediatra, pneumologista, psiquiatra infantil e reumatologista contam com poucas pessoas na fila.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo