Mais de 200 alunos faltam à formatura do Proerd
Programa de combate às drogas atendeu 1.641 crianças do 5º ano, em 2015, em Brusque
Programa de combate às drogas atendeu 1.641 crianças do 5º ano, em 2015, em Brusque
Na tarde de ontem, o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Moacir Gomes Ribeiro, junto aos instrutores cabo Duarte, soldado Günter e Sedrez, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), apresentaram o balanço de 2015 aos diretores e professores das escolas de Brusque. Na reunião, também foi definida a data de formatura para este ano, que acontecerá em 23 de novembro, uma quarta-feira.
No ano passado, 69 turmas do 5º ano foram atendidas, num total de 1.641 alunos, e outras nove do Proerd Kids, com 166 alunos. Desde o início do programa, Brusque já formou mais de 23 mil crianças.
Para este ano, estão previstas 97 turmas nas escolas municipais (39), estaduais (23), particulares (12), de Guabiruba (19) e também Botuverá (4). “Nossa intenção era poder atender a todos e ampliar o programa para os 9º ano. Porém, como a falta de efetivo sempre nos atrapalha, precisamos nos adequar conforme nossa realidade”, diz o comandante.
Durante o balanço do ano, foi apresentado o total de alunos que faltaram à formatura, no fim do ano. Dos 1.641 alunos, 1.411 se formaram. “Lamentamos a falta desses 230, pois nos dedicamos durante o ano, corremos atrás para organizar uma formatura à altura e, infelizmente, tivemos essas ausências. Isso tudo nos tem um custo muito alto”, explica o instrutor, soldado Guilherme André Sedrez.
Os alunos que participaram da formatura receberam um brindes: o mascote Leão, que representa o programa. Esses ursos de pelúcia foram comprados com recursos do convênio com o Conselho da Comunidade de Brusque (Comunbrusque), do presidente Norival Fischer. Segundo o comando da PM, o dinheiro é proveniente das medidas restritivas de direito (pena pecuniária), do Poder Judiciário.
Mesmo sabendo que os mascotes são destinados especialmente para os alunos, os instrutores lamentaram o fato de, na última formatura, muitos professores e diretores terem levado os ursos de pelúcia para casa. “Tivemos sobra devido a falta dos alunos, mas eles são feitos na quantia exata para cada criança”, diz.
Esta foi a primeira reunião do ano com os professores e diretores das escolas, em que foi debatido ajustes e melhorias para o próximo ano letivo. “Queremos que essa parceria entre Polícia Militar, escola e família permaneça. O Proerd é gratuito para as escolas, já com o objetivo de que todos participem”, afirma Gomes.
Escolas top 10
Os instrutores do Proerd apresentaram aos representantes as dez escolas que, proporcionalmente, mais levaram alunos para a formatura. As cinco primeiras posições ficaram com Colégio Cenecista Honório Miranda, Escola de Educação Fundamental (EEF) Alexandre Merico, EEF Padre Luiz Gonzaga Steiner, EEF Ponta Rusa e Sesi, em que tiveram 100% de participação.
As escolas EEF Angelo Dognini, Centro Educacional Cultura, Sesc, Colégio São Luiz e Escola de Educação Básica João XXIII ficaram, respectivamente, com as posições seguintes. “Ano passado, infelizmente, não conseguimos atender sete turmas na rede municipal, devido a falta de efetivo. Este ano, provavelmente alguma turma também ficará de fora”, lembra o instrutor cabo Duarte.
Ele ressalta que a prioridade de escolha para as turmas participantes neste ano se dará pelo número de participação na formatura e pelas turmas não atendidas do ano anterior.
A professora do 5º ano, Morgana Gelatti Bianchini, do Colégio Cultura, afirma que é gratificante para a escola receber o Proerd. “É muito importante essa parceria com a Polícia Militar e muito satisfatório ver os resultados não somente na sala de aula, mas fora dela, com os comentários positivos”, diz.
Para ela, o programa traz grandes ensinamentos tanto ao aluno quanto ao professor, que permanece em sala durante a aula do Proerd. “A gente aprende muito com o policial que ministra a aula, e também com o aluno, que traz dados e exemplos de casa”. Morgana lembra que é parceira do programa há cinco anos.