Mais de 24,1 mil CNHs no modelo digital foram emitidas em Brusque desde 2020

Atualmente, o Detran disponibiliza duas versões do documento: apenas impresso ou impresso e digital

Mais de 24,1 mil CNHs no modelo digital foram emitidas em Brusque desde 2020

Atualmente, o Detran disponibiliza duas versões do documento: apenas impresso ou impresso e digital

De 2020 até abril deste ano, o Ciretran de Brusque já emitiu mais de 24,1 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) no modelo digital.

Atualmente, o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) disponibiliza duas versões do documento: apenas impresso ou impresso e digital. O motorista pode optar por um dos dois modelos no momento da renovação ou quando tirar a CNH pela primeira vez.

De acordo com dados do Detran, em 2020, foram 9.378 habilitações emitidas no modelo impresso e digital em Brusque. Já no ano passado, foram 10.530 solicitações para a CNH digital. Neste ano, até o momento, foram 4.221 emissões deste modelo.

Estes números, entretanto, estão bem abaixo das emissões de CNH apenas impressas em Brusque. De 2020 a 2022 foram mais de 48,7 mil CNHs impressas emitidas no município, o dobro das emitidas em formato digital. 

O agente administrativo do Ciretran de Brusque, Geraldo José de Carvalho Neto, avalia que a busca pelo modelo digital da carteira de habilitação tem crescido entre os motoristas da cidade. 

“Temos aqui uma lista com 3.743 carteiras físicas. Desses, em torno de 30% a 40% já tiraram a digital, mas não retornaram pegar a física. O modelo digital está se popularizando. Muita gente está optando pela digital, não apenas os jovens, mas todas as faixas etárias estão aderindo”.

Geraldo explica que para obter a versão digital da habilitação é simples. Quem já tem a CNH com QRCode no verso é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” armazenando todas as informações da CNH impressa. Para os motoristas que possuem apenas a impressa e sem QR-Code, é preciso solicitar uma segunda via e ir presencialmente ao Ciretran para atualização dos dados.

“Com a CNH Digital, o motorista não tem mais a necessidade de portar a versão impressa do documento, pois ele pode conduzir seu veículo portando a versão eletrônica em seu celular. Ao ser abordado, por exemplo, deverá acessar o aplicativo e apresentar o documento à autoridade de trânsito”, explica a gerente de Habilitação do Detran, Thaís Cristina Spohr Zanchet. 

Em Santa Catarina, a emissão do modelo digital da CNH já superou a versão apenas impressa. A opção pela versão eletrônica cresceu 40% de 2020 para 2021.

Até o início de maio, foram emitidas no estado mais de 150,3 mil CNHs impressas e 198,9 mil impressas e digitais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo