X
X

Buscar

Mais de 25 mil contribuintes catarinenses caíram na malha fina em 2019

A Receita Federal informa que, terminado o processamento das declarações do imposto de renda de 2019 em Santa Catarina, 25.303 declarações ainda estão retidas na malha fina, devido a inconsistências nas informações prestadas.  A quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal no estado corresponde a 1,74% do total de 1.451.139  declarações apresentadas. Desse conjunto […]

A Receita Federal informa que, terminado o processamento das declarações do imposto de renda de 2019 em Santa Catarina, 25.303 declarações ainda estão retidas na malha fina, devido a inconsistências nas informações prestadas. 

A quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal no estado corresponde a 1,74% do total de 1.451.139  declarações apresentadas. Desse conjunto de declarações retidas em malha, 79,49% apresenta imposto a restituir,  18,42% tem imposto a pagar e 2,09% não apresenta imposto a restituir ou a pagar.

A principal razão pela qual as declarações entregues em Santa Catarina foram retidas é a omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes, o que foi constatado em 37,12% dos casos.

Também se destacam as divergências entre o imposto declarado como retido na fonte e o que realmente consta nos documentos do contribuinte – fato que ocorreu em 30% dos casos. Problemas em despesas médicas correspondem a 19% das declarações com erros.

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o extrato de processamento da declaração no site da Receita, para verificar se há pendências. 

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, o contribuinte encontrará links para  verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. 

Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar  sua situação apresentando declaração retificadora. Inexistindo erro, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.