X
X

Buscar

Mais de 2,5 mil eleitores buscaram a regularização do título de eleitor em Brusque e região

Prazo encerrou no dia 4 de maio; movimento no cartório eleitoral foi intenso nas últimas semanas

O prazo para fazer, transferir ou regularizar o título de eleitor encerrou no dia 4 de maio. Agora, o Cartório Eleitoral dá início ao processo de análise de todos os pedidos feitos e até a metade de junho deve ter o número total de eleitores aptos a votar em Brusque, Guabiruba e Botuverá nas eleições de outubro.

Em fevereiro, O Município publicou reportagem informando que região de Brusque tinha mais de 16,7 mil eleitores com o título cancelado, que poderiam regularizar a situação até 4 de maio.

O chefe de cartório da 5ª zona eleitoral, que engloba os eleitores de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Osvaldo Atanazio, informa que o cartório atendeu 420 pessoas presencialmente interessadas em regularizar a situação eleitoral neste período.

Além disso, a 5ª zona recebeu 905 pedidos de forma on-line e a 86ª zona eleitoral, que também corresponde aos eleitores de Brusque, recebeu outros 1.199 pedidos on-line.

“A partir de agora esses requerimentos feitos pela internet serão analisados. Vamos entrar em contato com cada eleitor para poder dar prosseguimento ao processo”.

De acordo com ele, a campanha feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) incentivando os jovens de 16 e 17 anos a tirarem o título de eleitor e votar nestas eleições surtiu efeito na região.

“A campanha foi muito boa em Brusque. Não temos um percentual exato ainda, os dados estão em processamento, mas tivemos muitos jovens de 16 e 17 anos tirando o título”.

Na quinta-feira, 5, O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) informou que a parcela de jovens eleitores de 16 e 17 anos cresceu exponencialmente no estado. Desde setembro de 2021, início da campanha #BoraVotar, o número saltou de pouco mais de 15 mil para os atuais 73.253 jovens aptos a votarem no pleito deste ano.

O chefe de cartório destaca também que Guabiruba teve um acréscimo considerável de eleitores neste período. “Ainda não analisamos os números dos eleitores que saíram de Guabiruba, mas em um mês e meio a cidade subiu 200 eleitores. O número total só teremos em junho”.

Osvaldo lembra que quem precisa tirar a segunda via do título de eleitor, sem necessidade de alteração de dados ou cadastro, pode procurar o cartório eleitoral para fazer.

Cartório eleitoral
Rua Humberto Mattiolli, 78, Centro
Atendimento das 12h às 19h
(47) 3396 6215