Mais de 3 mil pessoas são reprovadas em concurso da Prefeitura de Brusque
Candidatos protocolaram petição e abaixo-assinado no MP-SC para anulação da prova
Em meio à polêmica, a Acesse Concursos publicou a lista de aprovados no concurso público da Secretaria de Educação de Brusque. De acordo com o documento, publicado nesta quinta-feira, 8, 3.364 candidatos foram reprovados.
Somente 191 concorrentes atingiram a nota para passar no concurso público. Ou seja, apenas 5,3% dos participantes foram aprovados.
Fernanda Schulemburg, uma das professoras que fez o concurso, diz que o baixíssimo índice de aprovação indica problemas. Ela e outros candidatos já denunciaram o concurso ao Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) e nesta quarta-feira, 7, estiveram novamente no órgão.
Segundo Fernanda, o grupo protocolou a petição online, com 1.339 subscrições, e mais um abaixo-assinado com cerca de 480 assinaturas.
Ainda conforme a professora, a informação que foi repassada é de que o MP-SC já abriu um procedimento e notificou a Acesse Concursos para que se manifeste em dez dias.
Fernanda diz que o grupo não queria a divulgação do resultado, mas não há o que fazer. O entendimento do candidatos é de que a prova deve ser anulada e refeita, com questões inéditas, claras e objetivas.
A reportagem contatou a Acesse Concursos e enviou questionamentos por e-mail, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
A denúncia
O que motivou a denúncia foi o fato de no edital da prova constar que deveriam ser formuladas 40 questões objetivas e inéditas para o concurso de Brusque. No entanto, participantes identificaram as mesmas questões em outras provas. Eles reclamam ainda de erros gramaticais e com duplo sentido de respostas.
Para entregar a denúncia ao MP-SC, foi necessário elaborar um documento com provas impressas, que mostram as questões que foram plagiadas.