X
X

Buscar

Mais de 350 postos de trabalho foram criados em Brusque em maio; confira dados

Setor de construção civil foi o que mais se destacou

O saldo de empregos em Brusque no mês de maio de 2022 foi o segundo melhor do ano até agora, segundo dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Além disso, foi a primeira vez que ultrapassou mais de 300 postos de trabalho criados desde janeiro.

No total, o saldo positivo de empregos de maio no município ficou em 364. Quem impulsionou os bons números de Brusque foi o setor da construção, responsável por 208 dessas vagas. Comércio e indústria vieram na sequência, com o setor de serviços bem mais tímido, com saldo positivo de 8.

Nos últimos meses, o número de criação de vagas vinha sendo abaixo dos dados de maio, os maiores desde janeiro (413). Fevereiro ficou em 248, março em 169 e, em abril, foram apenas 67 postos de trabalho criados, o menor número desde dezembro do ano passado, mês que normalmente mais demissões acontecem por causa de vagas temporárias que encerram após o Natal.

Construção civil em alta

Presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon), Ralf Maschio diz que os números refletem o momento vivido pelo setor. “Essa puxada de mercado acontece na nossa região – Brusque por exemplo tem um déficit habitacional grande – e também no Litoral”, destaca.

Ralf destaca que o sindicato fica contente com o resultado e que é importante continuar com a capacitação da mão de obra na cidade para atender a demanda.

“Acreditamos que esse ano será melhor do que o ano passado, apesar da alta de juros. Em 2021, a construção civil cresceu 9,25%, o melhor resultado desde 2014. Em 2022, as perspectivas são de crescimento até 11%. O mercado imobiliário sempre foi um porto seguro para investimentos”, ressalta.

Entre janeiro e maio do ano passado, em Brusque, o saldo de empregos na construção civil tinha sido negativo de 93. Neste ano, no mesmo período, já foram criados 446 postos de trabalho no setor.