+

Mais de 40 novos agentes mirins são formados no projeto Sairinhas em Brusque

Alunos do 4º e 5º ano do município aprenderam sobre a importância da consciência ambiental

Mais de 40 novos agentes mirins são formados no projeto Sairinhas em Brusque

Alunos do 4º e 5º ano do município aprenderam sobre a importância da consciência ambiental

A consciência ambiental de um cidadão é formada ainda na infância. Em Brusque, 42 crianças do 4º e 5º ano das escolas Paquetá, Padre Vendelino Wiemes (Cedrinho), Nova Brasília e Professora Augusta Dutra de Souza (Limeira) receberam na última semana o certificado do projeto Sairinhas e são os novos agentes mirins do município.

Leia também: Presidente da Fecomércio apresenta planos da entidade para Brusque

Durante 18 encontros semanais de três horas, que ocorreram principalmente na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith, entre março e o mês passado, os estudantes aprenderam conceitos teóricos sobre o meio ambiente que também foram aplicaram na prática.

A bióloga e coordenadora do projeto, Pâmela Felipim da Silva Fischer, conta que em parceria com a Secretaria de Educação, a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema) disseminou ensinamentos referentes a leis ambientais, como ser um eco-cidadão, conscientização sobre a dengue e outros problemas causados pelo impacto do homem na natureza.

Os alunos também realizaram trabalhos de campo, quando foram na prefeitura e nos parques Leopoldo Moritz e Zoobotânico. “Nosso objetivo é que essas crianças aprendam e levem esse conhecimento para a escola e para a comunidade. Que sejam esses agentes”, diz Pâmela, que explica: “Aconteceram atividades sobre resíduos sólidos, em que teve oficinas de reutilização; alimentação saudável, em que foi construída uma horta vertical. A cada tema eram feitas atividades práticas”.

A bióloga avalia que a cada turma o interesse dos alunos aumenta em relação ao meio ambiente. “Eles se destacaram bastante. Os pais também estiveram presentes, o que lhes motivou mais a participar”. Segundo ela, ainda não há previsão para o início da próxima turma.

Osni Paza, pai de Amanda, 11 anos, conta que ficou contente pelo conhecimento que sua filha adquiriu durante o projeto. Ele diz que Amanda é “muito ativa e gosta de saber de tudo”. Paza afirma que iniciativas que visam a consciência ambiental são importantes para a sociedade, já que, para ele, a natureza está sendo destruída gradativamente. “São pequenas atitudes que fazem a diferença. Uma criança fazendo o certo e ensinando a outra, que vai ensinando os pais, a comunidade. É assim que se transforma o mundo”.

Maior turma do projeto

Essa foi a terceira turma a se formar no projeto Sairinhas e também a que teve maior número de estudantes – 42. A primeira contou com 35 crianças e a segunda com 30. Brusque já certificou mais de 100 agentes mirins. A cerimônia da formatura da terceira turma aconteceu no dia 29 de junho, no auditório da Faculdade São Luiz.


Sairinhas

O nome do projeto Sairinhas é alusivo a Saíra Militar, escolhida como ave símbolo de Brusque em 2009, com 12.923 votos, em um processo que envolveu aproximadamente 25% da população do município. Brusque foi a segunda cidade do Brasil a eleger sua ave símbolo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo