+

Mais de 30 vazamentos invisíveis de água são encontrados pelo Samae em Brusque

Setor de geofonamento possui três equipes trabalhando diariamente

Mais de 30 vazamentos invisíveis de água são encontrados pelo Samae em Brusque

Setor de geofonamento possui três equipes trabalhando diariamente

No mês de junho, a equipe de “caça-vazamentos” do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque encontrou 42 pontos de ruptura espalhados pela cidade. A equipe foi criada para encontrar anomalias nas redes de abastecimento de água tratada.

Conforme o servidor Giovani de Almeida Marques, que atua no Samae há mais de 20 anos, apenas dez vazamentos eram visíveis. “Dos 42 vazamentos que encontramos no mês passado, 32 deles eram invisíveis. Este serviço é muito importante para o Samae, pois evitamos o desperdício de água tratada”, completa.

Marques detalha, ainda, que com os consertos, a rede se mantém mais pressurizada, levando com eficácia a água para pontos mais altos e distantes da cidade. “Assim, diminui a reclamação por falta d’água. Além de procurarmos por vazamentos que já existem, também acabamos prevenindo outros”.

Desperdício de água tratada 

A estimativa é que o Samae perca de 30% a 35% de toda a água que é tratada, não só com vazamentos, mas com lavagem de filtros, descargas de rede, dentre outros. A porcentagem é menor que a média brasileira, que é de 38,45% do total disponibilizado. Calcula-se que no país são perdidas cerca de 7,1 mil piscinas olímpicas todos os dias.

“Trabalhamos para diminuir ainda mais esta porcentagem. A direção já realizou várias reuniões conosco. Além disso, estão sendo feitos estudos para adquirir novos equipamentos, e mais modernos, para assim efetuarmos nossos trabalhos com mais rapidez e eficiência”, finaliza o servidor.

Geofonamento

O nome técnico dado ao trabalho feito pelos servidores é geofonamento. Os trabalhadores utilizam o geofone, um equipamento que permite ouvir barulhos que podem sinalizar alguma ruptura do sistema da Samae.

Atualmente, o setor de pesquisa de vazamentos foi ampliado, e ao todo três equipes atuam no município. Uma inicia às 5h e vai até as 13h30, outra atua das 8h às 17h. Já o grupo mais recente começa às 22h e vai até as 5h.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo