X
X

Buscar

Mais de 400 Chromebooks são entregues nas escolas de Ensino Fundamental de Brusque

Equipamentos são destinados aos professores para planejamentos e pesquisas

Nesta semana, ocorre a entrega de 450 Chromebooks adquiridos pela Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação. Os equipamentos são destinados aos professores do Ensino Fundamental, para que os utilizem em suas pesquisas, planejamentos de aulas e ampliem a possibilidade de uso de recursos de aprendizagem na rotina de sala de aula, com os estudantes da rede municipal.

Na manhã de quarta-feira, 2, os computadores portáteis começaram a ser entregues à Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo, onde estudam 219 alunos do 1º ao 9º ano. Até o fim da semana, ao todo, 17 equipamentos serão entregues. À tarde, mais Chromebooks foram entregues aos professores da Escola de Ensino Fundamental Angelo Dognini, no bairro Planalto.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Tecnologia com educação

Para a professora do primeiro ano da Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo, Tatiane da Silva Avelar, a chegada dos computadores pessoais representa um ganho representativo para os profissionais, especialmente no tocante à adequação do ensino regular às novas formas de aprendizagem.

“A tecnologia hoje está em tudo e as crianças precisam, desde pequenas, ter esse contato e essa instrução. Assim, cabe a nós, professores, também estarmos atualizados e conseguirmos desenvolver atividades diferenciadas, pois passamos a ter muito mais conteúdo disponível”, analisa.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Sandro Alex Lemmermeier da Rosa, diretor da escola no Poço Fundo, concorda e destaca o quanto a pandemia amplificou a necessidade da inserção da área tecnológica no dia a dia dos estudantes. “Se antes era um suporte, desde a ocorrência da pandemia, a tecnologia é uma ferramenta necessária à escola. A vinda dos recursos tecnológicos vai qualificar o trabalho dos professores. Esses chromebooks, com a chegada da plataforma Google For Education, vão agregar muito aos nossos alunos, que são o objetivo final de toda a qualificação e melhoramento que se faz na estrutura do ambiente de ensino e nas condições de trabalho para os profissionais da educação da rede municipal”, completa.

Investimento

“Que vocês, professores, usem seus novos computadores da melhor forma, criem projetos, façam a educação tecnológica acontecer na rede municipal. Porque a secretaria dá o suporte, mas a educação municipal de verdade acontece na rotina da sala de aula, em cada unidade de ensino”, mencionou a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, durante o ato simbólico de entrega dos equipamentos aos profissionais contemplados.

Já o prefeito Ari Vequi fez questão de ressaltar os importantes investimentos do município na área da educação. “Desde o início do ano letivo, lançamos vários projetos e fizemos várias entregas, hoje mais duas. Recebemos o “Aprende + Brusque”, que envolve aulas no contraturno, de matemática e português, que são as disciplinas fundamentais para a iniciação nas escolas desde o primeiro, segundo e terceiro ano, até o nono. Quem tem dificuldade em matemática e português também tem dificuldade em outras matérias”.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Para Ari, essa é uma excelente oportunidade para que as crianças convidadas participem no contraturno. “Quem não quiser, vai assinar um documento, mas gostaríamos que todas as crianças que tiverem necessidade em melhorar nessas matérias fizessem essas aulas que colocaremos nas escolas municipais. É mais um avanço para que possamos melhorar nosso IDEB e a educação das crianças. E também hoje estamos entregando mais de 400 Chromebooks para os professores do primeiro ao nono ano, que vem junto com o projeto Google for Education. Tudo isso faz parte da educação e tecnologia que queremos implantar na cidade”.

Chromebook

Os Chromebooks ganharam força no mercado de notebooks nos últimos anos por serem laptops fáceis de usar, acessíveis, com sólida credibilidade e adotados como ferramentas adicionais ao aprendizado no mercado da educação.

Um Chromebook, conceitualmente, é um notebook. Mas é diferente uma vez que funciona com um sistema operacional mais leve, o Chrome OS — e não o Windows ou o MacOS. Tem configurações mais básicas, porém eficientes para se trabalhar no dia a dia.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube