Mais de 400 mil peças já foram comercializadas na primeira edição da Pronegócio em 2022
Evento reúne fabricantes e lojistas no pavilhão da Fenarreco até sexta-feira
Evento reúne fabricantes e lojistas no pavilhão da Fenarreco até sexta-feira
Mais de 700 compradores de todo o Brasil e 130 fornecedores de Brusque e região participam da 57ª edição da Pronegócio, considerada a maior rodada de confecção do país. O evento iniciou na segunda-feira, 17, e segue até esta sexta-feira, 21, no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof, o pavilhão da Fenarreco.
Nesta primeira edição do ano, a Pronegócio apresenta as novidades e tendências da coleção inverno 2022. Só nos três primeiros dias, foram comercializadas 400 mil peças.
A expectativa da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (Ampebr), entidade que promove a Pronegócio, é que o evento finalize nesta sexta-feira com mais 400 mil peças comercializadas, fechando a primeira edição do ano em 800 mil.
“Essa primeira rodada do ano está nos surpreendendo bastante com as compras. Estamos vivendo um momento de incerteza, e tínhamos essa preocupação que os compradores poderiam estar mais receosos, mas pelo contrário, as vendas estão acontecendo, os lojistas vieram para abastecer o estoque”, avalia a presidente da Ampebr, Sandra Werner.
A empresária observa que como as importações ainda estão difíceis devido ao preço do dólar, o fabricante brasileiro acaba sendo favorecido, pois os lojistas estão buscando mais os produtos nacionais.
“A Pronegócio facilita muito. Esta compra antecipada que é feita aqui na rodada garante que a loja tenha sempre novidades para os clientes”.
Além dos benefícios para os lojistas e fornecedores, a Pronegócio movimenta a economia local em diversos setores. “Durante os dias da Pronegócio, Brusque tem muito movimento na rede hoteleira, nos bares e restaurantes. Todos esses setores reconhecem a importância de ter um evento como este aqui na cidade”.
A próxima edição da Pronegócio já está agendada para a semana do dia 9 de maio, com as novidades da coleção verão. “Convido as confecções aqui da nossa cidade a conhecerem a associação e participarem deste evento que é muito importante para a cidade”.
A empresa Lepoque, de Blumenau, participa há 19 anos da Pronegócio. O proprietário da confecção, Jonathan Müller, acompanhou toda a evolução do evento e classifica a rodada de negócios de Brusque como fundamental para sua empresa.
“A qualidade dos compradores e essa frequência com que o evento acontece, com quatro edições por ano, ajuda muito na sustentabilidade do nosso negócio”, diz.
A empresa de Jonathan é especializada na fabricação de peças para moda Plus Size, que vem a cada ano ganhando mais espaço nas vitrines. “Nos últimos cinco anos os lojistas começaram a dar mais atenção para este público, e passaram a investir nestas peças. Fabricamos a partir do tamanho 46 até o 64, sempre seguindo as tendências. Aqui na feira sempre fazemos bons negócios”.
A responsável pelas compras da rede de lojas Flamboyan, Marly Natalina Martins, percorreu mais de 1,7 mil quilômetros para participar da 57ª Pronegócio. Ela é de Rondonópolis, cidade-sede da rede que conta com 21 lojas espalhadas pelo Mato Grosso.
Marly afirma que a rede Flamboyan participa desde as primeiras edições da Pronegócio, e as compras realizadas durante a rodada de Brusque valem muito a pena. “É bem vantajoso para nós. Participamos, principalmente, pela qualidade das peças, que são excelentes. Hoje em dia os clientes prezam muito pela qualidade e aqui sabemos que podemos encontrar”.
Ela destaca que a empresa costuma participar de, pelo menos, duas edições por ano. “Os clientes estão acostumados com os produtos das confecções daqui, inclusive, pedem algumas marcas. Vale muito a pena”.