X
X

Buscar

Mais de 400 motoristas foram flagrados embriagados em Brusque nos últimos anos; veja números

Comandante da PM diz que número poderia ser bem maior se houvesse efetivo para fiscalização

De 2017 a 2020, 409 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em Brusque. O número está no Relatório Álcool x Direção elaborado pela Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

De acordo com o relatório, o ano com mais flagrantes de motoristas embriagados na cidade foi em 2017, quando foram contabilizadas 151 ocorrências.

De lá pra cá, este número reduziu significativamente. Em 2018 foram 103 flagrantes; em 2019, 98 ocorrências e, em 2020, 57 motoristas foram flagrados dirigindo alcoolizados. Uma redução de 62,2% em comparação com 2017.

Porém, para o comandante da Polícia Militar de Brusque, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, a queda nos números não significa que houve uma mudança de comportamento dos brusquenses, mas sim, falta de fiscalização devido ao número reduzido de efetivo. Atualmente, a PM de Brusque conta com 92 policiais. Número menor do que o efetivo de 2017.

“Se não me engano, 2017 foi o último ano que fizemos aquelas operações da Lei Seca durante a noite e a madrugada. Minha intenção sempre foi voltar com este tipo de fiscalização, mas o efetivo não permite. Tenho dificuldade de fazer o básico, imagina montar uma operação deste tipo”.

O comandante diz que o ideal seria manter operações de fiscalização noturnas, como acontecia anteriormente, principalmente nas saídas de eventos. Porém, não há estrutura. “As operações, principalmente, nas saídas de eventos para evitar abusos e excessos seria o ideal, mas não tenho como fazer. Se fizesse, garanto que teria mais de 10 flagrantes de embriaguez ao volante por dia”.

Ferreira Filho lembra que entre 2015 e 2016, Brusque chegou a ter mais de 400 multas por embriaguez ao volante por ano. Hoje, a média não chega a 200. “O motorista brusquense continua bebendo e dirigindo. A sociedade não mudou, o principal motivo é a falta de efetivo para fazer as operações”.

Condenações por álcool e direção

O relatório também mostra o número de processos e condenações no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) sobre crimes envolvendo álcool e direção.

De acordo com o levantamento, de 2017 a 2020 foram abertos 300 processos na comarca de Brusque para este tipo de crime. Já as condenações neste mesmo período somam 109.

O ano com maior número de processos foi 2017, com 121. Já o maior número de condenações por crimes de trânsito envolvendo álcool e direção na comarca de Brusque foi em 2019, com 45.

No período de 2017 a 2021, o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) fez 23,2 mil denúncias que tratam sobre crimes de trânsito. Até junho deste ano, foram 821 denúncias em todo o estado.

Melhorias na estrutura

O estudo destaca justamente a necessidade do aumento do efetivo dos órgãos de fiscalização, de equipamentos e de constantes ações de conscientização dos motoristas que trafegam pelas estradas catarinenses, para mudar o cenário da embriaguez ao volante no estado.

De acordo com o relatório, a Polícia Militar Rodoviária conta com 47 equipamentos de bafômetro para atender todo o estado. Já a Polícia Militar conta com 280 etilômetros ativos e outros 349 etilômetros passivos.

“Para enfrentar esta problemática [embriaguez ao volante] é preciso dados, fiscalização e conscientização; portanto, é isto que propomos com este relatório: contribuir para uma Santa Catarina sem drogas, em particular, em nossas rodovias”, destaca o deputado Ismael dos Santos (PSD), presidente da Comissão de  Prevenção e Combate às Drogas da Alesc.