Mais de 5 mil pessoas devem participar do desfile de abertura da Fenarreco; veja as novidades
Desfile está marcado para esta quinta-feira, entretanto, com a previsão indicando chuva, há possibilidade de ser transferido para sexta-feira
Após dois anos de pausa devido a pandemia da Covid-19, a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) retorna nesta quinta-feira, 6, para a sua 35ª edição. E o primeiro dos 11 dias de festa está previsto para começar na avenida Cônsul Carlos Renaux, com o tradicional desfile de abertura do evento.
Nesta edição, mais de cinco mil pessoas, divididas em 70 grupos, devem desfilar pela avenida dando as boas vindas para a festa. O desfile está marcado para iniciar pontualmente às 18h30 desta quinta-feira, com início nas proximidades da loja Casas Bahia em direção à ponte estaiada Irineu Bornhausen.
Lilian Ribeiro, que organiza os desfiles da Fenarreco há cinco anos, será, mais uma vez, responsável por comandar a festa na avenida nesta edição. Ela tem um histórico na organização dos desfiles da Oktoberfest, de Blumenau, por 27 anos, e traz toda sua experiência para a festa brusquense.
De acordo com ela, o diferencial do desfile deste ano será algumas alegorias que vêm de Blumenau para participar em Brusque. Cinco carros passarão pela avenida e prometem chamar a atenção do público.
“Teremos a presença do Lichwagen, que é o carro da luz; do Wurstwagen, que é o carro da linguiça; do Kartosselwagen, do Musikmotora e da Chopcicleta. São alegorias muito tradicionais dos desfiles de Blumenau que estarão em Brusque com todos os seus integrantes”, diz.
Além dos carros de Blumenau, haverá ainda o carro alegórico que levará a realeza da festa, e também outros carros dos grupos de Brusque.
O desfile desta quinta-feira também terá a presença de 10 bandas marciais que animarão o público com música típica alemã. “Todas as bandas passam por uma seletiva. Todas são típicas alemãs, com no mínimo 30 integrantes, e os instrumentos de sopro devem predominar, dando a melodia para o desfile”, diz.
De acordo com Lilian, todos os participantes do desfile estarão com traje típico completo, que é uma exigência da organização. Outro ponto importante é que o desfile será pontual. Às 18h30, os primeiros grupos já iniciam sua passagem pela avenida.
“Temos que respeitar o nosso público e também as pessoas que estão desfilando, teremos muitas crianças e idosos, por isso, seremos pontuais”, destaca.
O desfile está previsto para durar duas horas. Logo depois, acontece a abertura oficial da festa, com a sangria do primeiro barril de chope no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof.
Mudanças no trânsito
Devido ao desfile, o trânsito na área central de Brusque terá mudanças. A partir das 16h30 as ruas Felipe Schmidt, Gustavo Krieger, Barão do Rio Branco e Guilherme Niebuhr serão fechadas para a concentração. A partir deste horário, a organização também pede que os motoristas retirem seus carros das vagas da avenida Cônsul Carlos Renaux, para que a rua fique livre para o desfile.
A rua Hercílio Luz e as avenidas Lauro Muller e Arno Carlos Gracher serão fechadas a partir das 18h, para a dispersão.
Possibilidade de adiamento
Com a previsão do tempo apontando chuva intensa para a região entre esta quarta e quinta-feira, a organização estuda a possibilidade de transferir o desfile de abertura da Fenarreco para sexta-feira, 7. A decisão será tomada e comunicada à população na noite desta quarta-feira, 5.
Transmissão ao vivo
O jornal O Município realiza transmissão ao vivo do desfile de abertura da 35ª Fenarreco. A transmissão inicia às 18h30 e pode ser acompanhada em omunicipio.com.br, no Facebook (facebook.com/omuniciopiobrusque) ou no canal do YouTube (youtube.com/OMunicipioBru) do jornal.
– Assista agora:
Descubra a importância da arquitetura corporativa em pequenas e grandes empresas