Mais de 520 testes rápidos foram realizados no Dia Mundial de Luta contra a Aids em Brusque
Durante a realização do serviço foram atendidas 132 pessoas, que realizaram um total de 526 testes
Durante o Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde realizou uma ação de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C. Durante a realização do serviço foram atendidas 132 pessoas, que realizaram um total de 526 testes. A atividade ocorreu com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
De acordo com a enfermeira Gisele Pruner Koguchi, durante a realização da ação, foi encontrado um caso positivo de HIV, também um de hepatite B e outros 14 casos positivos de sífilis. O resultado foi dado por meio de uma psicóloga e de forma sigilosa. As pessoas já foram encaminhados para o Serviço de Assistência Especializada, o SAE, e estão recebendo acompanhamento da equipe do local.
As ações continuarão a ser realizadas no mês de dezembro, como nesta quarta-feira, 7, em que uma equipe visitará uma empresa do município a fim de oferecer a testagem aos funcionários do local. Já os brusquenses que não participaram da ação, mas têm interesse em realizar a testagem devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência. O local também pode ser procurado pelas pessoas que têm interesse em obter mais informações sobre o assunto.