X
X

Buscar

Mais de 60% das prefeitas e vice do país afirmam já ter sofrido violência política

Violência política Mais de 60% das prefeitas e vices afirmam já ter sofrido algum tipo de violência política de gênero durante a campanha ou mandato, conforme pesquisa da Confederação Nacional de Municípios. Foram 224 prefeitas em um universo de 677 e 210 vice-prefeitas de um total de 898. O levantamento foi feito entre agosto e […]

Violência política
Mais de 60% das prefeitas e vices afirmam já ter sofrido algum tipo de violência política de gênero durante a campanha ou mandato, conforme pesquisa da Confederação Nacional de Municípios. Foram 224 prefeitas em um universo de 677 e 210 vice-prefeitas de um total de 898. O levantamento foi feito entre agosto e outubro deste ano. De SC, 25 responderam que foram vítimas de diferentes tipos, como a verbal (insultos, ameaças), psicológica (assédio moral, pressão) e física. Triste isso.

Inelegível
Ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e jurista, Admar Gonzaga, de origens florianopolitanas, foi uma voz muito ouvida nas últimas horas e tem quase certeza de que o influenciador Pablo Marçal, candidato a prefeito pela cidade de São Paulo, ficará inelegível ou será cassado se for eleito. Pensando bem, é pouco.

X
O atuante deputado federal Gilson Marques, juntou-se ao gaúcho Marcel van Hatten, ao paulista Ricardo Salles e ao cearense Eduardo Girão, todos do Novo, em pedido à Corte Interamericana de Direitos Humanos para que tome medidas para o desbloqueio da plataforma X no Brasil.

Treinamento
A Comissão de Segurança Pública do Senado deve analisar amanhã o projeto de lei 3.345/2024, que obriga a realização de treinamentos regulares nas escolas para a prevenção e a resposta a ataques violentos. De autoria do senador Beto Martins (PL-SC), o texto tem voto favorável do relator, senador Esperidião Amin (PP-SC). O objetivo é preparar estudantes, educadores e demais funcionários a lidar com eventuais situações de risco, minimizando danos e promovendo um ambiente escolar mais seguro.

Identidade 1
Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nos 27 Estados. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal. Até agora SC expediu 1,14 milhão de carteiras, ou 14,18% da sua população. São 609 mil registros de pessoas do sexo feminino (53,34%) e 533 mil do sexo masculino (46,65%). A média de emissão é de 1,3 mil por dia. Apenas no mês de setembro, foram 57,6 mil documentos registrados no Estado.

Identidade 2
No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 15 a 19 anos. São 120,6 mil pessoas dessa faixa etária, 10,56% do total em SC. A segunda faixa com maior número de registros é a entre 10 e 14 anos, com 97,1 mil emissões (8,51% do total). Mais: 10.815 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 5,9 mil são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (50,68%), 1,9 mil pessoas com deficiência intelectual (16,83%), 1,9 mil com deficiência física (16,67%), 1 mil com deficiência visual (8,55%) e 858 com deficiência auditiva (7,27%).

Mundo animal 1
Decisão do Tribunal de Justiça do Estado de sexta-feira, que pode causar rebuliço nas prefeituras em futuro próximo: a partir de agora todas as espécies de animais domésticos devem ser encaminhadas para atendimento veterinário em local adequado até sua destinação final, em Joinville. Dá para imaginar uma decisão dessas com repercussão geral no Estado, ou seja, ser aplicada em casos análogos em outros municípios de SC?

Mundo animal 2
Na decisão, está definido que os animais considerados domésticos são aqueles de convívio do ser humano, dele dependentes e que não rejeitam seu comando, como gatos, cães, gado bovino, suíno, equino, ovino ou caprino e aves de capoeira ou de criação mantidas para consumo de seus ovos, carne ou penas, como galos e galinhas.

Escolas cívicas
Terminou sexta-feira o prazo para a inscrição de entidades convidadas e demais interessadas em participar de audiência pública, no Supremo Tribunal Federal (STF), para discutir o Programa Escola Cívico-Militar no Estado de São Paulo. A audiência foi convocada pelo ministro Gilmar Mendes, relator de duas ações apresentadas contra a lei estadual paulista. Quem está de olho nisso é o governador Jorginho Mello. Em SC há nove escolas daquele modelo.

Injustiças
Graças ao desacreditado Supremo Tribunal Federal, o pernicioso e corruptíssimo ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, está em liberdade, após condenação a 400 anos de prisão, enquanto a cabelereira Débora dos Santos, que escreveu ‘perdeu, mané’ com batom na estátua da Justiça, em 8 de outubro de 2023, em Brasília, está presa há um ano e meio e teve negado, pelo “supremo” Alexandre de Moraes, o terceiro pedido de soltura. Alegou ser pessoa de alta “periculosidade”.