Mais de 7 mil pessoas prestigiam a Festa da Integração, em Guabiruba
Evento que celebrou os 54 anos de emancipação do município, termina neste domingo, 5
Mais de 7 mil pessoas participaram da 4ª Festa da Integração, de Guabiruba, que iniciou na última sexta-feira, 3, no pavilhão São Cristóvão, no Aymoré, e termina na noite deste domingo, 5 . O evento celebra os 54 anos de emancipação político administrativa do município.
Além das opções gastronômicas, musicais e culturais, a festa conta com feira de produtos locais e artesanato, tem animais em exposição e feira de doação, desfile alegórico com a Cavalaria da Polícia Militar (PM) e a escolha da realeza. Uma das inovações deste edição foi o encontro de voo livre e a comercialização de cerveja artesanal e chocolate caseiro.
O prefeito Matias Kohler diz que a festa teve um crescimento contínuo ao longo destes anos e que os guabirubenses contribuíram para com este processo. Ele reforça que o objetivo principal das festividades é integrar a comunidade trazer atividades que agradem os cidadãos. “Não é uma festa da prefeitura, as pessoas vem espontaneamente, por que gostam, e isso nos dá uma alegria muito grande. A Festa da Integração é o resultado da construção feita pela própria população”.
O deputado estadual, Serafim Venzon, prestigiou o evento e afirma que Guabiruba tem um carinho especial por ele. “Busco retribuir este sentimento participando da cidade. É um modelo de festa que deu certo, da forte cultura italiana e alemã. Percebo este carinho e quero ser recíproco e ajudar Guabiruba”.
O presidente da Comissão Central Organizadora das festividades, Osnir Schlindwein, diz que a administração tem credibilidade com a comunidade e que o evento é resultado do trabalho organizado que é realizado. “Começamos os preparativos em fevereiro, para que chegasse neste dia e tivéssemos este sucesso. A festa é feita com a participação das entidades, que com seu trabalho arrecadam recursos: é a feijoada em prol da Associação Hospitalar, o almoço típico da Apae, o cachorro-quente da Afeg”, afirma Schlindwein, que ainda completa: “Não é trabalho de um homem só, mas de toda uma equipe”.
Rainha é do Lageado Baixo
Daiane Leal, do Lageado Baixo, é a nova rainha da Festa da Integração. Ela foi escolhida na primeira noite do evento após passar pela análise de oito jurados. Jenifer Eble, do Guabiruba Sul é a 1ª princesa e Carolaine Baron, do Alsácia, a 2ª princesa. Para Daiane, é uma honra poder representar Guabiruba. “Não esperava ser escolhida. Desempenharei minha função com muito amor, carinho e dedicação. Com certeza será uma caminhada de muito aprendizado”. Jenifer diz que fará o melhor para levar o nome da cidade nos mais diversos eventos. Carolaine afirma também que quer promover Guabiruba, realizando um bom trabalho, como o que foi feito pelas antecessoras.
Almoço típico da Apae
A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) vendeu cerca de 700 pratos típicos no almoço deste domingo da Festa da Integração. Mais de 20 funcionários da entidade trabalharam durante dois dias para a preparação do cardápio, que teve mais de dez itens.
A diretora da Escola Especial Professor Arthur Wippel, mantida pela Apae, Leidi Daiane Comper Habitzreuter, acompanhada da presidente da associação, Elfrida Schwambach, afirmam que o recurso é fundamental para manter o trabalho e propiciar melhor qualidade para os 87 alunos da Apae. “Agradecemos a nossa equipe, fenomenal, que colaborou para fazermos a comida e a toda a comunidade que sempre se esforço para ajudar-nos”.
A raiz forte, planta comum na região, foi um dos itens do cardápio servido. O prato é feito com leite, gema de ovo, farinha de trigo, sal e açúcar. Todos os produtos são batidos no liquidificador e depois cozidos até ferver. Depois é só acrescentar canela em cima da porção.
Também integrou o cardápio do almoço típico, bolo de carne moída, coxa e sobrecoxa de frango assada, purê de batata, batata doce, aipim frito com bacon, arroz, suflê de milho, macarrão, farofa, raiz forte, maionese, além de verduras.
Feira tem cerca de 300 animais
Mais de 250 pequenos animais, além de 40 grandes (bois e cavalos) foram expostos na feira. O número é o dobro do que foi exibido na 1ª Festa da Integração e é resultado, segundo o secretário de Agricultura, Moacir José Boos, da valorização deste segmento. “O evento tem um nome propício, por que realmente integra as mais diversas áreas. Aqui é a oportunidade que criadores de animais têm para mostrar o que tem em casa e fazer negócios”.
Gislei Onofre, proprietário da Cabanha Tio Mano, veio de Luiz Alves para expor a raça de gado bovino francesa, Limousin. Ele conta que a região tem muitos produtores rurais e que é uma oportunidade de divulgar a raça e oferecer mais uma opção ao público.
Resgate da cultura musical
A banda Das Lebenslied encantou o público em apresentação durante a festa. Cerca de 20 intérpretes, entre crianças e adolescentes, apresentaram durante 45 minutos 14 músicas neste domingo. A banda resgata a cultura típica alemã por meio das composições. O regente Marcelo Heckert diz que é uma satisfação mostrar o trabalho e alegrar a comunidade nesta data tão importante. Ele conta que neste mês estarão gravando o primeiro CD do grupo, que contará com dez faixas.
Cachorrinha no desfile alegórico
A pequena cachorrinha de dois anos, Susy, chamou atenção da população durante o desfile alegórico que ocorreu na manhã deste domingo. É a terceira vez que ela participa com o seu dono, o caminhoneiro do Aymoré, Reinaldo Nunes, de 55 anos. “Ela adora vir junto e pra mim e meus amigos este momento é especial. Nasci aqui e é uma alegria desfilar e ver essa festa tão bonita e organizada”.
Cidade acolhedora
Lourdes Reichert, moradora do Aymoré, veio com a nora, a neta e a irmã prestigiar a Festa da Integração. O marido e o filho trabalharam na organização do evento. Para ela, é um momento de rever amigos e comemorar tudo o que Guabiruba se tornou. “É uma cidade muito acolhedora, que recebe todas as pessoas muito bem. Adoro e não troco por nada”, afirma.