Mais de 70 eleitores terão seção especial
Brusque, Botuverá e Guabiruba já estão com as seções definidas para os eleitores portadores de deficiência
Os municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá têm juntos 77 eleitores com algum tipo de deficiência que solicitaram à Justiça Eleitoral um atendimento especial neste 5 de outubro, data do primeiro turno das eleições.
De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a 5ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Botuverá, Guabiruba e parte de Brusque, têm 43 eleitores com deficiência. Já a 86ª Zona Eleitoral, que abrange apenas Brusque, teve 34 pedidos de atendimento especial. Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral registrou 5.091 eleitores com deficiência.
Os procedimentos que devem ser adotados para atender esse público estão previstos na Resolução TSE n. 21.008, aprovada em 2002. O texto determina que os locais de votação para os deficientes tenham fácil acesso, com estacionamento próximo e instalações que atendam às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Para os que tem problemas de locomoção, as seções estão localizadas no piso térreo, e também em locais com acesso à rampa. Já os deficientes visuais ganham um fone de ouvido que é conectado a urna e no momento que o eleitor digita, pode ouvir o nome e o número do candidato e só então confirmar”, explica o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Capistrano Benedet.
Também foram cadastrados na Justiça Eleitoral os eleitores que tem dificuldade para votar. Estes, podem ser acompanhados por um familiar durante o voto. “Geralmente são idosos. Para eles, também procuramos colocar um acesso mais fácil à seção. Fica a cargo do presidente da mesa autorizar a entrada de um familiar para acompanhar esse idoso durante a votação, mas é uma pessoa só como acompanhante, e não a família inteira”, afirma.
Mudanças emergenciais
Benedet destaca que neste ano Brusque e Guabiruba tiveram mudanças emergenciais de locais de votação. As seções 045, 055, 056 e 134, que nos anos anteriores funcionavam no Senac, desta vez, foram instaladas na EEB Dom João Becker. Já a seção 248 da Escola Adventista Osvaldo Ludovico Fuckner, em Guabiruba, funcionará na Escola Cesário Régis. “A mudança do Senac aconteceu porque o prédio está em obras. No próximo ano, vamos analisar a possibilidade de retorno dessas seções àquele prédio, ou se continuará no João Becker. Para o próximo ano, há também a possibilidade de abertura de novos locais de votação, mas tudo isso será analisado mais tarde”, ressalta.
Confira os locais de votação com seções especiais:
Brusque – 86ª Zona Eleitoral
Sindicato dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem
Senai
Escola Padre Luiz Gonzaga Steiner
Escola Governador Ivo Silveira
Escola de Ensino Fundamental Paquetá
Escola Padre Lux
Escola Gregório Locks
Escola João XXIII
Escola Dom João Becker
Escola Poço Fundo
Escola José Vieira Corte
CEI Sofia Dubiela
Centro Comunitário Santa Rita
Escola Nova Brasília
Escola Santa Terezinha
Unifebe
Escola Izaura Gevaerd
Escola Angelo Dognini
Seminário Azambuja
CEI Tia Ana
Brusque – 5ª Zona Eleitoral
Colégio Cônsul
Escola Feliciano Pires
Assevim
Escola Padre Teodoro Becker
Escola de Educação Básica João Hassmann
Associação Esportiva Beneficente Recreativa João Batista Archer
Escola Rio Branco
Escola Francisco Araújo Brusque
Escola Oscar Maluche
Escola Augusta Knorring
SESC
Guabiruba – 5ª Zona Eleitoral
Escola João Boos
Escola Vadislau Schmitt
Escola Padre Germano Brandt
Escola Anna Otília Schlindwein
Escola Cesário Regis
Escola Carlos Maffezzolli
Botuverá – 5ª Zona Eleitoral
Escola de Águas Negras
Escola de Barra da Areia
Escola Maria Luiza da Silva Dias