Mais de 800 crianças serão presenteadas no 17º Natal Solidário Unifebe
Entrega dos presentes ocorre em dezembro e interessados em participar devem buscar pedido na árvore da instituição
Entrega dos presentes ocorre em dezembro e interessados em participar devem buscar pedido na árvore da instituição
Na noite desta quarta-feira, 6, ocorreu o lançamento do 17º Natal Solidário. A cerimônia foi realizada no átrio do bloco A da Unifebe e atraiu alunos, professores e a comunidade em geral. Nesta edição, 800 crianças devem ser presenteadas. Os pequenos têm desde 1 ano até 9 anos. Antes da solenidade iniciar, o coro da Unifebe apresentou algumas canções para o público.
O projeto tornará o natal das crianças de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, Gaspar, São João Batista, Canelinha e Major Gercino mais especial. Além das escolas, os alunos da Apae de Brusque também participam pelo terceiro ano da ação. O evento já atendeu mais de 8 mil crianças em suas edições.
A reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, afirma que este evento já é consolidado e marca o momento de família. “Esse é um momento que marca o início do Natal, que é um tempo de renovação, de perdão, de planejar, avaliar o que deu certo e pensar no que faremos melhor”, destaca.
“Hoje, tenho certeza que muito dos nossos estudantes em algum momento já estiveram aqui na condição de alunos que foram adotados e presenteados e que hoje podem dar essa contrapartida. É um momento de muita emoção”, diz Rosemari.
Para a supervisora de Extensão da Unifebe, Luana Franciele Fernandes Alves, esse é um momento especial. “Eu sempre falo que é o evento mais lindo de todos os eventos mais lindos do mundo, porque é um momento especial para instituição e para trabalharmos a nossa responsabilidade social. Sabemos que muitas dessas crianças passam por essa situação de vulnerabilidade e é uma forma de amenizar um pouco e trazer alegria para elas”, declara.
Muito alunos, professores e a comunidade em geral adotaram uma ou mais crianças. O semblante nos rostos dos padrinhos era de alegria por poder proporcionar esse momento especial para os pequenos.
Segundo a reitora, muitas pessoas pegam mais de um enfeite para levar para a família e amigos. Para ela, ver os alunos abraçando a campanha mostra um senso de comprometimento e pertencimento.
“Se a vida já te colocou em uma situação em que você pode estudar, se ela te permitiu e você pode, através de um ato singelo, contribuir com um mais presentes e fazer aquele natal que para muitas crianças vai ser o único presente que ela vai receber, isso não tem medida monetária, não é possível avaliar. É um presente da vida”, pontua.
Segundo Luana , a instituição realiza o contato com as Secretarias de Educação que indicam as crianças de comunidades carentes para participarem. A reitora explica que o critério para participação são de crianças carentes, mas em casos em que um aluno da turma não compartilha da mesma situação que os colegas, ele não é excluído.
Como a instituição tem alunos das cidades vizinhas, os municípios também são abrangidos nesta ação. Segundo ela, existe toda uma logística para convidar todos as escolas.
Os pequenos podem ser adotados por toda comunidade. “Continuamos com as adoções até que tenhamos todas as crianças apadrinhadas”, conta Luana.
Para apadrinhar, basta escolher um dos enfeites que estão na árvore localizada ao centro do átrio da Unifebe. Depois é preciso realizar um cadastro no sistema da universidade no local. O valor mínimo dos presentes é de R$ 50. A instituição orienta que seja entregue um presente na forma de brinquedo que pode ser escolhido pelo padrinho.
Os presentes serão entregues aos pequenos no dia 5 de dezembro, durante duas cerimônias que serão realizadas na Unifebe, uma às 9h e a outra às 14h30. No dia da entrega, o padrinho ou madrinha terá a oportunidade de conhecer o afilhado.
Os padrinhos que não puderem comparecer no dia do evento, devem deixar o seu presente na Proppex, sala 12 do bloco C, até o dia 29 de novembro.
Haverá um Papai Noel para animar os pequenos e será servido um lanche para eles. Neste dia, eles também farão a apresentação de uma música. “Teremos um grande coral com crianças de toda a região e vai ficar lindo”, declara a reitora.