X
X

Buscar

Makeup artists de Brusque apostam na maquiagem artística, além da tradicional

Com desenhos, apliques e brilhos, essa é uma opção para as festas de Carnaval e Halloween

A criatividade na hora de preparar uma fantasia de Carnaval ou para o Halloween é sempre um diferencial e, para deixar o look ainda mais legal, uma opção é a maquiagem artística. Em Brusque, makeup artists divulgam um pouco de seus trabalhos na área em suas redes sociais.

A maquiadora Michele Santos está na área da beleza desde seus 15 anos, quando começou a trabalhar como manicure. Em 2012 fez seu primeiro curso de maquiagem, que englobava as sociais e as artísticas. “Não tinha muito esse lado artístico, o que a gente levava era no máximo tinta guache para fazer algum detalhe”, lembra. “Tínhamos os materiais e o que a gente fazia era recriar maquiagens de fotos que a professora levava.”

Mesmo com alguns anos trabalhando com maquiagem, foi só nesse ano que Michele conseguiu se dedicar somente a isso e ao design de sobrancelhas. “Gosto porque mexe mais com a criatividade, com arte, com cores. E ter sido manicure foi o que abriu várias portas para meu trabalho hoje.”

Giseli Heleodoro trabalha com maquiagem há três anos, desde que fez seu primeiro curso na área. Estudante de Biomedicina, ela trabalha como atendente em uma farmácia e diz que sempre teve afinidade com a estética.

Embora a maquiagem social seja a mais procurada durante todo o ano, ela conta que é apaixonada pela maquiagem artística, que começou a fazer parte de sua vida quando foi convidada para dar aulas no Instituto Embelleze, em Brusque. “Pensei em me especializar nisso, gosto de criar coisas diferentes.”

Os dois momentos do ano em que a maquiagem artística é mais procurada são o Carnaval e o Halloween, quando há muitas festas à fantasia. A procura não fica só por conta das mulheres: Giseli e Michele contam que muitos homens também buscam o serviço. “É bem meio a meio. Na maquiagem social, 99% do meu público é feminino. Já na artística é tanto homem quanto mulher, já fiz em casais para eventos… Os homens, às vezes, chegam meio ‘assim’, mas no final eles adoram, pois é algo diferente”, diz Michele.

Maquiagem artística é muito procurada para festas na época do Halloween | Arquivo Pessoal

Ela conta que não faz maquiagem artística com tanta frequência: “Faço quando tiro tempo para isso, penso e procuro inspirações. Não gosto de fazer o que todo mundo faz, fico dias pensando em acessórios, materiais e em como deixar a make mais bacana”. Para ela, o período de Halloween também é o mais movimentado. “É quando eu publico alguma coisa de artística, é recompensador para mim ver o pessoal comentando, marcando os amigos para ver.”

Morgana Mendes é fonoaudióloga e concilia o trabalho com o hobby, que virou também uma profissão. Como a maior parte de seus trabalhos são de maquiagem social, ela consegue atender principalmente aos finais de semana, quando a procura para eventos é maior.

Ela começou a trabalhar com maquiagem há quatro anos, quando era dona de uma loja de cosméticos. Começou a maquiar na loja e, de lá, passou a atender em salões. “A artística veio junto”, conta ela, que nunca fez cursos específicos de maquiagem artística, mas que aplica os aprendizados e técnicas para criar.

Maquiagem artística
“A maquiagem social realça belezas, e a artística faz uma transformação”, resume Morgana. Para ela, essa é a principal diferença entre as duas – porém, como a social é mais difundida e procurada, possui uma maior variedade de produtos.

Segundo Giseli, a maquiagem artística demanda o uso de produtos diferentes da social, e há alguns cuidados que precisam ser tomados: “Não pode derreter ou sair facilmente com o suor”.

Além disso, podem ser usados apliques e acessórios para incrementar a ideia da maquiagem, como pérolas, brilhos, peças de biscuit e tiaras, por exemplo.

“Uma maquiagem de, por exemplo, uma madrinha de casamento e de uma caveira mexicana são completamente diferentes, desde o preparo da pele”, explica Michele. Na artística, são utilizados produtos especiais, tintas, delineadores que não são comumente usados numa maquiagem social. É possível também fazer uma maquiagem artística mais básica, incorporada à social, podem ser feitos detalhes, uso de cores diferentes e apliques.

Além disso, o tempo de trabalho é muito maior. “Chego a ficar quatro, cinco, seis horas trabalhando numa artística”, diz Michele, e é por isso que costuma executar suas ideias em seu próprio rosto: “Até tenho amigas que me pedem para servirem de modelo, mas eu acabo nem chamando por conta do tempo que leva”.

Maquiagem artística é procurada por homens e mulheres para eventos à fantasia | Morgana Mendes/Arquivo Pessoal

Internet: divulgação e aprendizado
A internet é muito importante para o trabalho das maquiadoras: é por onde divulgam seu trabalho e também onde aprendem, buscam inspirações e se especializam. “Comecei a aprender maquiagem artística mais por curiosidade. Aprendi muito na internet, vendo vídeos no YouTube, tutoriais. No ano que vem, pretendo fazer um curso. É importante se atualizar e buscar mais opções”, diz Giseli.

Para Michele, não foi diferente: “Sempre adorei essa área e quis buscar algo novo, para me desafiar, fazer algo diferente, poder inovar. Além dos cursos, pego várias dicas de vídeos na internet”.

A divulgação do trabalho que realizam acontece, em especial, pelo Instagram, rede social onde elas publicam fotos das maquiagens que fazem em si mesmas e nas clientes. “Costumo marcar minhas inspirações nas minhas publicações, quem sabe aqueles que me inspiram acaba vendo alguma coisa. Outra estratégia são as hashtags”, conta Giseli.

Morgana não costuma divulgar tanto a maquiagem artística, mas, quando faz alguma, não deixa de publicar em seu Instagram e página no Facebook. “Acabo não divulgando tanto por conta do investimento em material, que acaba encarecendo o valor.” Ela pontua, ainda, que a procura é baixa na região: “É diferente dos grandes centros, onde se busca maquiagem artística para teatro, televisão, cinema”.

Para Michele, cerca de 80% dos clientes a “descobrem” pelo Instagram. “O restante é boca a boca, indicação. Por isso, tendo na rede social uma fonte de clientes, eu tento tomar cuidado com meu ‘feed’, ter postagens bonitas, fotos com boa qualidade. Isso interfere, as pessoas veem com outros olhos.”

Conheça as makeup artists:

Giseli Heleodoro
Instagram: @giseliheleodoromakeup

Michele Santos
Instagram: @michelesantosmakeup

Morgana Mendes
Instagram: @morganamendesmakeup