X
X

Buscar

Manhã movimentada em devoção à Nossa Senhora

Fiéis seguem a tradição no Vale dos Milagres

O local é conhecido como Vale dos Milagres e abriga uma gruta com fonte de água e a imagem de Nossa Senhora, o Santuário de Azambuja e o Morro do Rosário. O conjunto de imagens representando a subida de Cristo ao Calvário atrai peregrinos de Brusque e também de outras regiões. A Via-Sacra no morro representa os 15 mistérios do rosário em imagens de cimento, em tamanho natural.
GALERIA
> Cristãos sobem o morro no Santuário de Azambuja
Desde a década de 1950, a tradição se repete. Na manhã desta Sexta-Feira Santa, uma multidão de fiéis caminhava pelo local até chegar ao alto do morro, onde fica a Coroação da Virgem Maria. Ao longo do trajeto, encontra-se momentos como a anunciação, a visita a Santa Isabel, o nascimento em Belém, a apresentação no templo, a prisão de Jesus, a flagelação, a crucificação, a ressurreição e a vinda do Espírito Santo.
Seja para a reflexão ou cumprimento de promessas, os fiéis subiram o morro. Luciana Pereira Andersen é de Gaspar e estava lá mais uma vez com a família. “Todo ano a gente vem para fazer oração. Acredito que Deus é o ser maior”, conta. Ela veio com a mãe, marido e um casal de amigos. O pessoal saiu de casa às 8h para subir o morro, depois ficaram na fila para entrar na gruta e levar água abençoada para casa.
Maria Cesari também participa das celebrações todos os anos. “É uma alegria participar da procissão e da missa aos domingos”, diz. Para ela, é representação de fé que começou depois que se casou, por influência da família do esposo que é bastante religiosa. Ela se casou na igreja de Azambuja. “Nossa Senhora é muito milagrosa e muitas pessoas vêm de fora”, completa.