Mapa da criminalidade: confira bairros com mais ocorrências atendidas pela polícia em Brusque
Bairros Limeira, Centro e Azambuja concentram os maiores números de ocorrências da cidade
A Polícia Militar registrou 5.799 ocorrências em Brusque de janeiro até agosto deste ano. Do total, três bairros se destacam em números de ocorrências: Limeira, com 504; Centro I, com 489; e Azambuja, com 416.
Os dados são do 18º Batalhão da Polícia Militar. De acordo com o comandante do batalhão, o tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, cada local apresenta uma condição diferente.
No Limeira, o comandante avalia que o bairro se destaca pelo número de ocorrências no loteamento populacional Sesquicentenário e no loteamento Dom Nelson. Estes, segundo Otávio, são os locais que apresentam os maiores problemas de segurança pública.
Apesar de estar em terceiro em números, o Azambuja é um dos bairros que mais preocupam a polícia, principalmente por conta do tráfico de drogas, segundo o comandante.
Otávio explica que, há 20 anos, o bairro era o centro comercial do município. Quando as lojas foram remanejadas para outros espaços, os locais foram transformados em quitinetes precárias. Ele especifica que o maior problema fica no trajeto da subida da rua até o supermercado O Barateiro.
Conforme o comandante, o Águas Claras, que somou 404 ocorrências registradas, por exemplo, se ressalta por ser um bairro populoso e com problemas ocasionados pelo tráfico de drogas.
Mesmo com o número baixo de ocorrências, o Cedro Alto, com 87, também é destacado pelo o comandante. Ele detalha que o bairro também tem problemas de segurança pública em outro loteamento populacional.
Em outros bairros, Otávio avalia que estão dentro de um patamar aceitável, pelo número populacional e de ocorrências. “Não tem nenhum bairro fora do controle, existem algumas comunidades e loteamentos dentro dos bairros que têm causado alguns transtornos”, completa.
Mudanças ao longo dos anos
Em Brusque desde 2004, o comandante observa mudanças em bairros da cidade. Ele relata que, ao chegar no município, os bairros Steffen, Limoeiro e Azambuja eram os que mais preocupavam a segurança pública. Segundo ele, esse panorama mudou bastante.
Otávio explica que o loteamento Planalto, localizado no Limoeiro, não tem mais dado alteração e o comandante considera a situação do local tranquila. Além disso, o Steffen também tem diminuído o número de ocorrências. Contudo, o Azambuja continua sendo um bairro com problemas.
Confira número de ocorrências por bairro
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube