Marcha em homenagem às vítimas de atentado em creche acontece neste sábado

Ato acontece no Centro de Blumenau

Marcha em homenagem às vítimas de atentado em creche acontece neste sábado

Ato acontece no Centro de Blumenau

O grupo Blumenau em Ação irá realizar neste sábado, 8, a Marcha contra a Violência e pela Paz às 15h, na rua das Palmeiras, Centro da cidade.

A expectativa do grupo é que entidades, familiares e amigos das vítimas do atentado na creche Cantinho Bom Pastor se juntem ao ato. Quatro crianças morreram no massacre dessa quarta-feira, 5.

A concentração para a marcha será na rua das Palmeiras, em frente a Câmara de Vereadores de Blumenau. Eles seguirão até a Catedral São Paulo Apóstolo e encerrarão com uma prece às famílias e crianças vítimas do atentado. Segundo informações, o grupo também irá fazer reivindicações por mais segurança no município.

A representante do Blumenau em Ação, Alexandra de Lucas, pede que quem for participar do ato vá de camiseta branca. Mais informações no WhatsApp 47 99281-5613 (Alexandra).

Carreata

Nesta sexta-feira, 7, houve uma carreata para homenagear as vítimas.

O evento foi organizado pelos motoboys da cidade, pelas empresas de guincho JS e Leal, pela Weiss Auto Socorro e pelo grupo de Fiorinos de Blumenau. Eles se reuniram no Parque Ramiro Ruediger e seguiram até o Cemitério São José, onde três crianças foram veladas.


A parada no local foi marcada por uma oração. Em seguida, eles foram até a creche, na rua dos Caçadores, bairro Velha.

Tudo sobre o atentado

Durante a manhã dessa quarta-feira, 5, um homem de 25 anos entrou no CEI Cantinho Bom Pastor, localizado na rua Caçadores, bairro Velha, em Blumenau, e atacou as crianças.

Com um machado e um canivete ele matou quatro crianças. As vítimas foram identificadas como Bernardo Pabst da Cunha, 4, Bernardo Cunha Machado, de 5 anos, Larissa Maia Toldo, de 7 anos, e Enzo Marchesin Barbosa, de 4.

O autor do crime também deixou cinco feridos. Uma das meninas foi liberada logo após o crime e as outras quatro receberam alta nesta quinta-feira. Um dos feridos, Davi Ambrosio, precisou receber transfusão de sangue.

Após realizar o massacre, o homem foi até o Batalhão da Polícia Militar para se entregar, após cometer o crime, e foi preso em flagrante.

Devido ao acontecimento, a Polícia Militar e o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, informaram que todas as aulas de escolas municipais foram canceladas até segunda-feira. Aulas nas universidades e escolas particulares também foram suspensas.

Histórico criminal

De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, o autor do massacre contra as crianças tinha outras quatro passagens pela polícia – porte de drogas, briga em casa noturna e dois casos de esfaqueamento, sendo uma por esfaquear o padastro e outra por esfaquear um cão.

Uma professora que estava na creche alvo de atentado, relatou alguns momentos vividos durante o crime. Em depoimento, ela conta trancou as crianças para evitar que fossem atacadas. “Aquela cena que você nunca imagina ver na vida”, disse.

Desdobramentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jorginho Mello se pronunciaram na manhã de quinta-feira, 5. O governo federal anunciou um repasse de R$ 150 milhões para que os municípios invistam em rondas escolares.

A Polícia Militar de Blumenau e o Corpo de Bombeiros desmentiram alguns dos boatos de novos ataques que começaram a circular nas redes sociais, após o atentado que aconteceu na creche Cantinho Bom Pastor. A prefeitura de Gaspar Também emitiu uma nota negando as notícias. Porém, dois adolescentes foram apreendidos em Rodeio após ameaças.

Em Indaial, o prefeito André Moser anunciou que irá contratar seguranças armados para as escolas e creches municipais. O mesmo foi repercutido em Timbó e aguarda aprovação da Câmara de Vereadores.


– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo