Matemática contra o Z-4: as pontuações dos rebaixados e dos que se salvaram na Série B desde 2006

Nos últimos cinco anos, um único time conseguiu deixar o Z-4 a esta altura do campeonato

Matemática contra o Z-4: as pontuações dos rebaixados e dos que se salvaram na Série B desde 2006

Nos últimos cinco anos, um único time conseguiu deixar o Z-4 a esta altura do campeonato

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brusque tem 28% de probabilidade de cair para a Série C do Campeonato Brasileiro. Os dados foram consultados no fim da tarde desta quinta-feira, 4. Ao fim de 33 rodadas, o quadricolor acumula 38 pontos, a mesma quantidade do melhor colocado na zona de rebaixamento: o 17º, Londrina.

Em 2019 e 2016, os times que ocuparam o 16º lugar, Figueirense e Oeste, respectivamente somaram 41 pontos. Foi a mais baixa pontuação necessária para a salvação na Série B em sua fórmula atual. Os times do 17º lugar, Londrina e Joinville, obtiveram 39 e 40 pontos, respectivamente. A princípio, a pontuação de “corte” deve ser mais elevada, faltando cinco rodadas para o fim.

Entre 2016 e 2020, as pontuações das equipes na divisa da zona de rebaixamento eram menores que as atuais, com exceção a 2017, quando quatro clubes tinham 39 pontos ao fim da 33ª rodada, do 14º ao 17º: Brasil, Guarani, CRB e Luverdense-MT.

Nas últimas cinco temporadas, um único clube conseguiu se salvar da degola quando ocupava o Z-4 nesta altura da competição: o Figueirense, em 2019. O Furacão do Estreito conseguiu ultrapassar o Londrina, mas não evitou o rebaixamento no ano seguinte.

Clique aqui se não conseguir ver a tabela


• Quer receber notícias sobre o Brusque Futebol Clube e o esporte da região no seu WhatsAppClique aqui e entre no novo grupo do jornal!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo