Material rochoso encontrado no solo encarece obra do PAC

Prefeitura encaminhará alteração de projeto da Bacia Nova Brasília à Caixa Econômica Federal

Material rochoso encontrado no solo encarece obra do PAC

Prefeitura encaminhará alteração de projeto da Bacia Nova Brasília à Caixa Econômica Federal

Até sexta-feira, a Prefeitura de Brusque encaminhará à Caixa Econômica Federal alterações nos projetos de construção dos dois túneis da Bacia Nova Brasília. No túnel maior, localizado na rua Osvaldo Niebuhr, os funcionários da empresa que executa os serviços – Catedral – encontraram material rochoso no solo. O menor, localizado na Ivandro Bruns, precisará de mais 40 metros de extensão em virtude da instabilidade do solo da rodovia Antônio Heil.

De acordo com o secretário de Obras, Gilmar Vilamoski, no caso do túnel da Osvaldo Niebuhr, o material rochoso encontrado no solo exigirá custos mais elevados de escavação e de transporte para a empreiteira. A questão dos valores também atinge a necessidade de extensão do túnel da Ivandro Bruns. Para este, a empreiteira precisará utilizar mais materiais de construção e, em consequência, outros meios de transporte.

Vilamoski explica que quando o projeto é enviado pela primeira vez ao órgão financiador – neste caso, a Caixa – todas as etapas da obra são definidas, inclusive, com o detalhamento de valores. Quando surgem imprevistos que exigem mais recursos, é necessário refazer o projeto e reencaminhá-lo. Além disto, o órgão financiador apenas repassa o dinheiro após a finalização da obra.

“A preocupação da empreiteira é que executando as obras com os imprevistos que surgiram e sem autorização da Caixa Econômica, ela fique no prejuízo, pois a Caixa poderá não pagar. Então, vamos aguardar o pronunciamento da Caixa sobre isso para a continuação das obras. Enquanto isso, a empreiteira segue com a execução do que já está sendo feito”, explica.

Segundo o secretário, a Caixa demora cerca de 30 dias para responder às solicitações. Como a prefeitura ainda está elaborando o novo projeto, não há definição sobre os valores que serão acrescidos. Se as obras continuarem com o ritmo atual, a previsão é de que o túnel menor fique pronto em 40 dias úteis e o túnel grande em 90 dias úteis.
Situação atual

Os dois túneis farão a ligação das tubulações de macrodrenagem por baixo da rodovia Antônio Heil. Ambos complementam as obras de escoamento das águas. No túnel maior (na Osvaldo Niebuhr), 88 metros dos 174 já foram concluídos. No menor (na Ivandro Bruns), dos 65 metros de extensão, 57 metros já foram finalizados.

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