+

Mateus Trindade e Simone Ferraz faturam a Meia Maratona de Brusque

Foram cerca de 1.200 inscritos para as provas de 5, 10 e 21 mil metros de percurso

Mateus Trindade e Simone Ferraz faturam a Meia Maratona de Brusque

Foram cerca de 1.200 inscritos para as provas de 5, 10 e 21 mil metros de percurso

O paranaense Mateus Soares Trindade, 32, e a representante de Brusque, Simone Ponte Ferraz, foram os grandes vencedores da Meia Maratona de Brusque, realizada na manhã deste domingo, 24, evento promovido pela Fundação Municipal de Esportes de Brusque e que teve a organização da empresa Corre Brasil. Foram cerca de 1.200 inscritos disputando as provas de 21, 10 e 5 mil metros.

O dia começou com forte neblina e a temperatura, por volta de 8h da manhã, quando ocorreu a largada da Meia Maratona, era bem baixa, em torno de 14º C. O sol só veio a aparecer por volta das 9h15, quando os principais atletas já tinham concluído o percurso. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o único incidente no percurso foi a queda de uma competidora, que teve escoriações pelo corpo, mas nada grave.

As largadas foram divididas em dois pelotões e os primeiros a iniciarem a competição foram os que correram o percurso maior. Era grande a euforia dos participantes, mas a aproximação da linha de chegada era a mais comemorada. Em meio aos atletas mais consagrados e que se dedicam ao esporte estavam centenas de anônimos que não almejavam o título, mas sim concluir o trajeto a que foi inscrito.

Casais e grupos de amigos cruzaram a linha de chegada de mãos dadas. A atleta Graziela Tomasi Bertolini, 33, disputou a prova nos 5 mil metros e fez um gesto muito especial na linha de chegada, acariciando a barriga que expôs a gravidez de seis meses. Ela disse que é uma corredora frequente e que neste domingo apenas reduziu p ritmo para suportar a prova.

OS CAMPEÕES

O vencedor da Meia Maratona Mateus Soares Trindade é de Curitiba (PR) e já venceu a edição brusquense em 2015. Ele disse que conseguiu baixar o tempo em relação ao ano passado e que a prova deste domingo serviu como preparação para a Maratona Internacional de Porto Alegre, competição já vencida por ele em sua última edição. O bicampeão da Mini Maratona de Brusque considera os dois títulos na Maratona Internacional de Punta del Este, no Uruguai, como suas principais conquistas nestes 20 anos de atletismo a conquista do índice olímpico neste ano.

Já a campeã na categoria feminino, Simone Ponte Ferraz, 26, que apesar de morar em Jaraguá do Sul vem representando Brusque no atletismo e agradece a oportunidade, já que vem colecionando conquistas importantes, tanto nas provas de pista como nas de rua. Ela já foi campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina em Joaçaba, em 2015, representando Brusque nas provas de 1.500 metros e 3 mil metros com obstáculo. “Neste ano já venci o campeonato estadual adulto de atletismo e fui a quinta colocada no Troféu Brasil de Atletismo, que é a melhor competição no Brasil, fiz a minha melhor marca lá nos 3 mil metros com obstáculos, bati o recorde absoluto de Santa Catariana com 10’42”, estou muito feliz com o apoio de Brusque, estou colhendo os frutos do treinamento e do incentivo que a cidade de Brusque traz para o esporte”, comentou a super campeã.

MAIS CONQUISTAS

No feminino, Brusque ainda se deu bem nas provas de 5 e 10 mil metros. Duas atletas da Associação de Pais e Amigos do Atletismo de Brusque (Apab), Naiana Baumgratz, 20, e Joyce Maciel, 21, respectivamente, foram as primeiras colocadas e comemoram as conquistas individuais. Naiana é de Tunápolis, Oeste catarinense, mas há dois anos trocou o futebol pelo atletismo e passou a integrar o grupo comandado pelo técnico brusquense João Francisco Nunes.

Nos 5 mil metros a vitória foi de Joyce Maciel, atleta que passou a representar Brusque neste ano. Ela já pratica o atletismo há oito anos e esteve recentemente no Troféu Brasil de Atletismo. Ela dedicou a vitória deste domingo à sua mãe.

No masculino, a prova dos 5 mil metros foi vencida por Sidney Ferreira, de Itajaí, e os 10 mil metros teve como campeão Patrick Aguinaldo Barbosa, natural de Criciúma, mas que reside em Paulo Lopes.

Para o superintende da Fundação Municipal de Esportes de Brusque, Sílvio Bertolini, a Meia Maratona foi realizada com muito êxito, graças aos parceiros e ao nível dos competidores. Ele ressaltou que a organização foi da empresa Corre Brasil e coube à Fundação dar o suporte com o apoio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Ele disse que mais de uma centena de pessoas trabalharam para o sucesso do evento e que o balanço é positivo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo