Matheus Rheine foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Natação de 2016

Nadador brusquense está mais próximo de participar da Paralimpíada do Rio de Janeiro

Matheus Rheine foi convocado para integrar a Seleção Brasileira de Natação de 2016

Nadador brusquense está mais próximo de participar da Paralimpíada do Rio de Janeiro

O nadador brusquense Matheus Rheine foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, junto a outros 24 atletas, para integrar a Seleção Brasileira de Natação de 2016. A convocação aproxima o nadador da participação na Paralimpíada do Rio de Janeiro do ano que vem. Antes dos jogos, em julho, deve sair a lista oficial dos atletas que viajam para representar o Brasil na cidade maravilhosa entre 7 e 18 de setembro.

“Todo ano é uma alegria imensa ser convocado. Antes de ser divulgada a lista, eu sempre fico na ansiedade, é natural. Quando eu sei que meu nome está lá é uma felicidade porque é a certeza de que o trabalho vem sendo feito de uma forma muito boa e vem rendendo bons frutos. Você não vai ficar o tempo todo no topo e tem que entender que outras pessoas também estão buscando espaço. Então a luta é muito grande”, afirma Rheine.

O nadador acredita que os 25 atletas que compõem a Seleção Brasileira de Natação serão convocados para a Paralimpíada. Mas ele ressalta que destes 25, cerca de 5 nadadores foram substituídos por outros que tiveram resultados recentes melhores.

“A galera está otimista de que todos irão. E tenho certeza que todo mundo está nadando muito forte para poder fazer parte do maior evento do mundo. Todo mundo dará o sangue pelas vagas”, diz.

Rheine, que participou das Paralimpíadas de Londres em 2012, conta que está treinando seis vezes por semana, com média de duas horas de natação por dia. Ele treina de segunda-feira a sábado, das 9h às 11h e, no período da tarde, realiza trabalhos funcionais fora da água por cerca de uma hora e meia. Além disso, na terça e na quinta-feira à tarde, o nadador também realiza trabalhos mais leves na piscina.

“Depois que eu voltei do Parapan em agosto, peguei férias de 20 dias porque eu tenho consciência de que fim do ano não terei férias. Estou treinando muito forte, como nunca treinei antes. Mesmo a preparação para o mundial não estava tão intensa quanto agora.
Isso me deixa extremamente animado para começar 2016”.

Neste ano, o nadador brusquense conquistou duas medalhas de prata – nos 100 e nos 400 metros livre – no mundial da Escócia, realizado em julho, e duas medalhas de ouro – nos 50 e nos 100 metros livre – no Parapan de Toronto, realizado em agosto. Sobre a segunda participação na Paralimpíada, Rheine diz que a “ficha ainda não caiu”.

“Eu treino sem pensar que será uma competição desse porte. Somente no dia que chegar a abertura eu terei a dimensão do evento. É um negócio emocionante. Em Londres tinha uma estrutura fantástica. Era tudo que um atleta pode sonhar”, diz. “Sem contar que representar milhões de brasileiros e poder trazer alegria para eles é fantástico”, completa.

 

  • Experimente 30 dias grátis da edição digital do jornal Município Dia a Dia
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo