Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Mauro Mariani e Gelson Merísio guardam munição para provável segundo turno

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Mauro Mariani e Gelson Merísio guardam munição para provável segundo turno

Raul Sartori

Guerra
Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merísio (PSD), que já foram amigos, não esgotaram a munição que tinham para queimar um contra o outro no primeiro turno. O provável segundo turno terá também sua dose de baixaria. Só que com um pouco mais de pólvora.

Confira também: 
Veja programação, preços e opções gastronômicas da Fenarreco

Eleições 2018: Acompanhe cobertura em tempo real neste domingo, das 8h às 20h

Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição

Supremacia masculina
De todas as 358 candidaturas registradas para as 54 vagas em disputa para o Senado, 82,4% são de homens. As mulheres representam apenas 17,6%, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que têm como base a autodeclaração dos candidatos. A diferença entre gêneros também é acentuada ao se analisar o perfil dos candidatos para todos os casos. Somando os postulantes às assembleias legislativas, à Câmara Legislativa do Distrito Federal, aos governos estaduais, à Câmara dos Deputados, ao Senado e à Presidência da República, os candidatos são 68,3% do total, contra 31,7% de candidatas. De acordo com o IBGE, a população brasileira é formada majoritariamente por mulheres: 51,8%.

Paradeiro
Mauro Passos (quem lembra?) foi um dos mais atuantes deputados estaduais e federais do PT de SC. Engenheiro, hoje é presidente do Instituto Ideal, que faz projetos de energia solar para municípios catarinenses e para a iniciativa privada. Está se dando muito bem, obrigado.

Memórias
O ex-ministro José Dirceu ainda não agendou SC no roteiro nacional de lançamento de seu livro de memórias. Já foram feitos contatos, mas nada acertado, já que está de olhos totalmente abertos e atentos para as urnas, neste domingo, no país e em SC.

Volta
O Congresso Nacional já tem prevista sessão conjunta para dia 10, para apreciação de vetos presidenciais. Entre eles está o aposto, de forma integral, a projeto de lei de autoria do deputado federal Jorginho Mello (PR-SC) que permite a readmissão, em 1º de janeiro de 2019, dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte excluídos do regime especial do Simples Nacional em razão de dívidas tributárias.

Academia fardada
A Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e Distrito Federal será instalada em Florianópolis, dia 10. No primeiro ato oficial, nos salões da Associação Barriga Verde de Oficiais Militares, a nova entidade passa a dividir seu presidente, o coronel da reserva da PMSC Roberto Rodrigues de Menezes, com a entidade similar catarinense, a Almesc, que tem 30 acadêmicos.

Atraso
Só agora, e com consequências funestas porque alguém vai sobrar, decidiu-se judicialmente pela anulação de uma questão de concurso para agente da Polícia Civil de SC em 2014 e, consequentemente, alterando a classificação final dos 340 aprovados. A tal questão não fazia parte do conteúdo programático do edital do certame. E não vai sobrar nada para quem fez a prova?

Confira também: 
Aulas de Educação Física serão reduzidas na rede municipal de Brusque em 2019

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

O Município Blumenau fará transmissão oficial do primeiro desfile da Oktoberfest

Conquistas
A Companhia de Dança Lápis de Seda é um dos 12 projetos da região Sul contemplados na primeira etapa do 13º Prêmio Itaú-Unicef, que apoia e valoriza iniciativas voltadas ao público infanto-juvenil com ações educativas, culturais e de proteção social. Criada em 2014, em Florianópolis, a companhia adota como pedagogia em dança contemporânea uma formação mista de jovens e adultos. Compõe-se de 10 bailarinos, dos quais seis com deficiência intelectual ou motora. Lindo isso.

Estrutura jurídica
Uma das decisões mais acertadas dos últimos tempos do Tribunal de Contas do Estado foi dada nesta semana. Num prejulgado, estabeleceu que em municípios com até 15 mil habitantes os serviços jurídicos de câmaras de vereadores, quando inexiste estrutura, podem ser respondidos por advogado com registro na OAB e nomeado em cargo comissionado. Ideal mesmo seria diminuir o número de vereadores em tais municípios.

Consulta pública
Está aí um exemplo que merece ser copiado. Até dia 31, o Conselho Estadual de Cultura recebe indicações (oito ao todo, dos quais uma in memoriam e outra pessoa jurídica) para receber a Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa, a maior honraria da área cultural em SC. É concedida pelo governador, a partir de lista feita pelo CEC após ouvir as sugestões da população catarinense.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo